quinta-feira ,29 setembro 2022
Página Inicial / Entretenimento / CHAPADA: Carne de Jaca se destaca como preparo típico e barato da Chapada Diamantina; confira receita

CHAPADA: Carne de Jaca se destaca como preparo típico e barato da Chapada Diamantina; confira receita

Alimento cheio de versatilidade que é a cara e o sabor do coração da Chapada Diamantina, a carne de Jaca está presente em diversos pratos típicos da região, como o caso da coxinha, pastel, moqueca, pizzas e outros.

A carne de jaca é relacionada como uma PANC (plantas alimentícias não convencionais), versátil e barata, a receita do seu preparo será dada pela cozinheira Ninive, soteropolitana, que atualmente mora em Ibicoara, município localizado ao sul da Chapada Diamantina, onde exerce a função de baiana de acarajé.

O preparo da carne de jaca é feito com o fruto verde. Nínive pontua que é mais fácil para quem mora na roça ter acesso à jaca verde, mas dá a dica para quem mora nas cidades também. “Primeiro, visite as feiras agroecológicas, onde você pode comprar verduras direto do agricultor. E a grande dica é chegar lá e conversar com os agricultores para saber quem tem um pé de jaca, daí você encomenda a sua”.

A carne de jaca pode ser utilizada em diversos preparos: no feijão, nos recheios de tortas, pizza, pastel, omelete ou mesmo no preparo de moquecas.

Receita
Ingredientes:
01 jaca verde
01 colher (sopa) sal
Óleo para untar
Preparo:
1. Lave bem a casca da jaca. Se possível, com uma escova;
2. Corte a jaca verde em cubos grandes, mais ou menos do tamanho de um punho fechado para facilitar o cozimento;
3. Use uma faca untada com óleo e, durante o processo, vá regando novamente a faca no óleo para evitar que o visgo da jaca fique grudado;
4. Coloque em uma panela de pressão, cubra com água e acrescente o sal. Após pegar a pressão, cozinhe por cerca de 20 minutos. Espera esfriar a panela antes de abrir.
5. Descasque os pedaços de jaca já cozida com as mãos.

Agora é só utilizar da forma que preferir. A carne de jaca pode ser, inclusive, congelada para utilizar depois. (Chapada News com informações do Contexto Exato).

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

CHAPADA: Novas rotas aéreas chegam para fortalecer o turismo da Chapada Diamantina

O turismo da Chapada Diamantina será ainda mais fortalecido e terá o acesso facilitado ao …