CN

Pesquisar

CHAPADA: Central de Associações Comunitárias de Jacobina leva práticas sustentáveis de saneamento rural às escolas

Foto: Divulgação CAR

Em celebração à Semana do Meio Ambiente, que acontece no mês de junho, a Central de Associações Comunitárias de Jacobina, deu início ao Programa Central nas Escolas. O objetivo é levar informações sobre saneamento e alternativas sustentáveis para o esgotamento sanitário no meio rural aos estudantes das redes estadual e municipal de ensino.

A Central de Associações é uma iniciativa financiada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), por meio do projeto Bahia Produtiva, e tem se mostrado como alternativa para a gestão de água potável no meio rural baiano.

A primeira atividade foi realizada no Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, e contou com a participação das turmas do 2º e 3º ano Técnico em Agropecuária. Os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre o Modelo de Gestão Central, além de serem apresentadas alternativas inovadoras para o esgotamento sanitário no meio rural, como a Fossa Bet – Bacia de Evapotranspiração para águas negras e o Círculo de Bananeiras para as águas cinzas.

A assistente social da Central de Jacobina, Jaditânia Vieira, destacou em sua palestra a importância de adotar práticas sustentáveis no tratamento de esgoto, especialmente em áreas rurais. Ela resaltou que essas alternativas são eficientes, de baixo custo e ecologicamente corretas, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida nas comunidades.

A atividade também envolveu a participação ativa dos estudantes, que tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos confeccionando maquetes de um Sistema de Abastecimento de Água, uma forma prática e lúdica de compreender os processos envolvidos nessa importante etapa do saneamento básico.

O Programa Central nas Escolas foi realizado em parceria com a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente do município de Saúde e fortalece o compromisso da Central em promover ações de educação ambiental e colaborar para a construção de um futuro mais sustentável e consciente no semiárido baiano.

Novos municípios

Com a realização desta primeira ação no Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, a Central pretende estender o Programa Central nas Escolas para as escolas dos 10 municípios onde atua, visando disseminar conhecimento e promover uma maior conscientização sobre a importância do saneamento básico e das práticas sustentáveis.

“Nosso objetivo é ocupar espaços de diálogo e produção do conhecimento, levando informações relevantes aos jovens e incentivando-os a adotar práticas sustentáveis em suas comunidades”, afirmou o gerente geral da Central, Danilo Ribeiro.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

Fonte: Ascom/CAR

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo