Página Inicial / Meio Ambiente / CHAPADA: Chapada Diamantina é considerada paraíso da geologia e já tem quatro projetos de geoparques em criação

CHAPADA: Chapada Diamantina é considerada paraíso da geologia e já tem quatro projetos de geoparques em criação

A Chapada Diamantina é o paraíso da geologia no Brasil. Dos sete projetos de criação de geoparques mundiais da Unesco na Bahia (estado com mais propostas no Brasil), sugeridos pelo Serviço de Geologia do Brasil (CPRM), quatro ficam na Chapada Diamantina. Não é por acaso: na região foi encontrada as rochas mais antigas da América do Sul, com 3,65 bilhões de anos, conforme a edição de maio de 2022 da revista Pesquisa Fapesp. Ainda há evidências de que já existiram desertos, geleiras, vulcões e mares na Chapada.

Geoparques são projetos não apenas científicos ou turísticos, mas também sociais. São descritos como botton-up, ou seja, criados pela base – a comunidade –, com apoio do poder público. Das quatro propostas de geoparques na Chapada Diamantina, a mais avançada é a da Serra do Sincorá, que já conta com uma entidade sem fins lucrativos focada na sua implementação, a Associação Geoparque Serra do Sincorá – AGS. O projeto ainda prevê uma área de 6,313 km² que engloba os municípios de Andaraí, Lençóis, Mucugê e Palmeiras, e uma população de 44 mil habitantes.

Se nos geoparques a ciência anda de mãos dadas com o turismo, na Chapada Diamantina isso já acontece naturalmente. ” “Na Chapada há cânions de cachoeiras em que é possível observar seções completas de fundo de mar, com sedimentos finos no topo e areia com conchinhas no fundo”, explica a geóloga e professora da USP Adriana Alves.

“Em um geoparque, placas explicam a origem das coisas, contextualizando a evolução da Terra e da vida”, completa Alves. A experiência, portanto, é mais do que meramente turística. Ainda assim, a expectativa é que o Geoparque Serra do Sincorá dobre o turismo na região. Geoparques vêm acompanhados de desenvolvimento socioeconômico das comunidades, o que consequentemente provoca algum impacto ao meio ambiente. Por isso, a preocupação com o impacto ambiental deve ser uma das prioridades em projetos como esse.

Chapada News (com informações da Na Mídia)

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Mucugê: Empreendimentos rurais recebem visita da Agroplus

Durante as visitas técnicas, realizadas pela equipe do programa Agro Plus Bahia, entre os dias …