
As chuvas da última semana resultaram em uma das maiores cheias da história já registradas no rio de Contas. Um dos principais cursos d’água da Bahia transbordou e invadiu cidades após receber volume expressivo de água, como não ocorreu pelo menos desde 1981. O ápice da cheia ocorreu neste domingo (25), dia de comemoração do Natal.
Várias cidades por onde o rio faz seu curso registraram danos, entre elas, Ituaçu, na Chapada Diamantina, Mirante, Jequié, Ipiaú e Jitaúna. Em Ituaçu, casas desabaram e uma barragem foi rompida. Já em Mirante, o distrito de Areão ficou embaixo d’água, deixando o lugar sem energia e casas submersas, fato que também ocorreu em Jequié e Ipiaú onde comércios foram emundados pela força da água.
Ambas as cidades contam os prejuízos e esperam do governo do estado soluções para o problema. Dois decretos já foram publicados no diário oficial determinando ações para combater os efeitos das intensas chuvas que atingem municípios do interior do estado, além de declarar situação de emergência em 52 cidades. (Por Informe Barra)