segunda-feira ,4 março 2024
[adsanity_group align='alignnone' num_ads=1 num_columns=1 group_ids=309]
Página Inicial / Educação / CHAPADA: Conheça a curva da ‘Serra da Mangabeira’, trecho mais perigoso da BR-242, que corta a Chapada Diamantina

CHAPADA: Conheça a curva da ‘Serra da Mangabeira’, trecho mais perigoso da BR-242, que corta a Chapada Diamantina

FOTO: Reprodução

A BR-242 é uma das rodovias mais importantes da Bahia, e atravessa o estado de leste a oeste, conectando a região oeste ao litoral. Milhares de veículos passam pela BR diariamente, inclusive caminhões graneleiros. A via corta a Chapada Diamantina, e não é por acaso que ela é conhecida como ‘rota dos grãos’.

Com início em São Roque do Paraguaçu – localizado em Maragogipe – a rodovia vai passando por importantes trechos da região turística da Chapada Diamantina e termina em Sorriso, no Mato Grosso. São 2.296 mil quilômetros de extensão, com direito a belas paisagens no trecho da ‘Serra da Mangabeira’. Mas, por outro lado, esse é também o percurso mais perigoso, devido à região de serra e a sinuosidade da pista.

A curva da ‘Serra da Mangabeira’ registra um alto índice de acidentes; por isso, o motorista deve redobrar a atenção para realizar a curva com segurança. Apesar da terceira faixa adicional à direita da pista e a boa cobertura asfáltica, a Serra da Mangabeira fica pequena quando dois caminhões precisam dividir espaço, o que pode vir a provocar uma colisão frontal com o veículo que vem na direção contrária.

Por isso, use o freio motor, reduza a velocidade, faça a curva com toda a atenção direcionada para a pista e não se distraia com a paisagem, pois qualquer distração pode ser fatal. (Com informações do site Brasil do Trecho). Veja vídeo do trecho.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Seabra: Projeto mobiliza alunos para enfrentamento da violência digital no Colégio Estadual de Campo Filinto Justiniano Bastos

Assuntos como fake news, autoimagem e cyberbulling são debatidos pelos estudantes Assuntos como fake news; …

[wp_bannerize group="Banner Rodapé" random="1" limit="1"]