CN

Pesquisar

CHAPADA: Conheça os cafés de Piatã e Rio de Contas que estão entre os melhores do mundo, conforme premiação internacional

FOTO: Divulgação/Wikipedia

Na lista de vencedores da Cup of Excellence 2021, principal concurso de qualidade do mundo para cafés, estão sete amostras de café das cidades de Rio de Contas e Piatã, na Chapada Diamantina, tornando os cafés baianos mais valorizados mundialmente. Na fase internacional da premiação, quando os produtos inscritos são avaliados por jurados de diversos países, foram indicados 7 produtores baianos entre os 38 premiados.

FOTO> Reprodução TV Globo

Na lista, destacam-se produtores de Rio de Contas, como a Fazenda Pedro Rodrigues, que alcançou o 20º lugar e os produtos dos cafezais de Piatã, região que se consolida cada vez mais como excelente produtora de cafés gourmet e especiais. São citados ainda, em Piatã, a Chácara Vista Alegre, que ficou com nota 89,07 – acima de 80 já é considerado excelente. Na lista de vencedores são citados também amostras da Fazenda Campo Alegre, do Sítio Santa Bárbara e da Chácara São Severino.

A Fazenda Ressaca é a melhor colocada, em 4º lugar, mas chama atenção também o nome da Fazenda Cerca de Pedra São Benedito, comandada por Silvio Leite, tido há anos como um dos maiores especialistas em café do mundo, e que agora também é agricultor.

Publicidade

A maioria dos cafés premiados são produzidos por agricultores ligados à Coopiatã, a Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã, que celebrou o resultado. “Foi um ano muito difícil, com pouca chuva, com preços dos insumos agrícolas aumentando a cada mês, diversos obstáculos para quem faz e para quem acredita no café especial. Estamos muito felizes e a Chapada Diamantina toda vibra”, comemorou Rodolfo Moreno, presidente da Coopiatã. Os lotes vencedores irão a leilão ainda em dezembro.

Chapada News com informações do Bahia Rural (TV Bahia)

Compartilhe
Acompanhar comentários
Notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
0
Comente a sua opinião em nosso Portalx
Pular para o conteúdo