terça-feira ,5 março 2024
[adsanity_group align='alignnone' num_ads=1 num_columns=1 group_ids=309]
Página Inicial / Chapada Diamantina / Chapada: Cozinha de Transformação impulsiona produção de alimentos agroecológicos em Utinga.

Chapada: Cozinha de Transformação impulsiona produção de alimentos agroecológicos em Utinga.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), continua a investir na agricultura familiar, fortalecendo a produção de alimentos saudáveis e a relação de respeito com a natureza. Em Utinga, na Chapada Diamantina, o Movimento Associativo Indígena Payayá foi beneficiado com uma Cozinha de Transformação. A ação busca levar renda e autonomia para comunidades tradicionais. 

Cozinha de Transformação impulsiona produção de alimentos agroecológicos em Utinga, na Chapada Diamantina

Com infraestrutura adequada e equipada com freezers, geladeiras industriais e outros maquinários, a cozinha é importante aliada na diversificação da produção das famílias agricultoras da região, que fazem questão de plantar e produzir em harmonia com a natureza, sem desmatamento. A estratégia do grupo é utilizar apenas as áreas já destinadas ao plantio, repartir o que é produzido entre a comunidade e comercializar o excedente. 

Cozinha de Transformação impulsiona produção de alimentos agroecológicos em Utinga, na Chapada Diamantina

 De lá, saem biscoitos, bolos, pães, doces e compotas. “O objetivo dessa cozinha é a gente aproveitar as frutas da época e, também, porque temos muitos membros da comunidade com habilidade de fazer doces, compotas, várias coisas, como também pessoas que trabalham com fitoterapia e ervas medicinais. Então, essa cozinha veio para coroar um trabalho que a gente sempre fez de forma rudimentar e agora temos uma cozinha toda equipada”, explica a coordenadora do Movimento Associativo Indígena Payayá, Edylene Payayá.

Na parceria entre Governo do Estado e Humana Brasil, as famílias da região foram contempladas com assessoramento ambiental, incluindo capacitações como oficinas de produção de hambúrgueres, sabonetes artesanais e turismo comunitário. Essas iniciativas agregam valor à renda local e fortalecem os laços da comunidade, preservando tradições culturais.

As ações foram possibilitadas pelo Bahia Produtiva, projeto executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), através da CAR, com cofinanciamento do Banco Mundial e assessoria da Humana Brasil. Elas revelam o compromisso do Governo do Estado em promover um desenvolvimento inclusivo e ambientalmente responsável, num modelo de gestão participativo e democrático, em todas as regiões da Bahia, por meio de parcerias com organizações sociais que possuem expertise na execução de políticas públicas.

Cozinha de Transformação impulsiona produção de alimentos agroecológicos em Utinga, na Chapada Diamantina

Com informações do SDR

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Chapada: Caminhão carregado de tomates capota entre Barra da Estiva e Ituaçu

Na noite desta sexta-feira (01/03), um incidente envolvendo um caminhão carregado de tomates foi registrado …

[wp_bannerize group="Banner Rodapé" random="1" limit="1"]