quarta-feira ,21 fevereiro 2024
[adsanity_group align='alignnone' num_ads=1 num_columns=1 group_ids=309]
Página Inicial / Bahia / Chapada Diamantina apresenta a maior quantidade de pinturas rupestres do Nordeste .

Chapada Diamantina apresenta a maior quantidade de pinturas rupestres do Nordeste .

A Chapada Diamantina é um importante acervo geológico e arqueológico brasileiro, aqui apresenta a maior quantidade de pinturas rupestres do Nordeste.  Estudos apontam que as pinturas foram feitas entre 3 e 10 mil anos atrás com pigmentos nas cores branca, amarela e diversos tons de vermelhos e algumas em preto.

Corresponde a 95% da arte rupestre encontradas, são de figuras geométricas. Encontra -se também figuras abstratas, humanas, da fauna e da flora. O maior e mais visitado local para conhecer as pinturas, fica em Lençóis, no complexo arqueológico chamado Serra das Paridas. A serra possui esse nome por algumas pinturas parecerem que estão em posição de parto.

Em Iraquara, cidade com a maior concentração de cavernas do país, fica a Lapa do Sol, as pinturas representam mãos e formas geométricas. A obra mais famosa, lembra uma mandala ou um sol, alguns acreditam até ser um calendário.

Próximo ao Vale do Capão, existe a Serra Negra, que há representações abstratas, geométricas, humanas e animais. A pintura que chama atenção, é algo que lembra um felino, pintando praticamente em tamanho real.

Já ao norte da Chapada, fica a cidade de Morro do Chapéu, com mais de 200 sítios arqueológicos. Na Toca da Figura, do Pepino e na Gruta dos Brejões, existem desenhos de animais em movimento, cenas de caça e confrontos entre grupos. Os seres humanos aqui representados, usam espécie de capacetes, cocares, carregando lanças, flechas, redes e outros objetos.

Também foi descoberto durante uma escavação, a descoberta de uma fogueira e um bloco de hematita com cerca de 10 cm de comprimento. Na superfície desse fragmento, havia marcas de raspagem com trações em uma única direção. Acredita – se que a pedra foi utilizada para a extração de pó para a produção de pigmentos vermelhos, já que a hematita é um rico mineral em óxido de ferro.

Com informações do Guia de Viagem da Chapada Diamantina

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Região: Jovem de 23 anos morre eletrocutado ao tocar em fio de poço artesiano.

A cidade de Ibipeba foi surpreendida, nesta segunda-feira (19), com a triste notícia da morte do …

[wp_bannerize group="Banner Rodapé" random="1" limit="1"]