CN

Pesquisar

Chapada Diamantina: Governo participa de reunião do Subcomitê de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) participaram da reunião do Subcomitê de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Chapada Diamantina. O encontro aconteceu na última terça-feira (18), no município de Lençóis, na Chapada, onde foi apresentada a minuta do Plano Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia.

O encontro também teve como objetivo a apresentação das informações de prevenção, combate, monitoramento e fiscalização realizadas pelo Programa Bahia Sem Fogo no ano de 2018. Além da Sema e Inema, participaram da reunião o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), Ministério Público do Estado da Bahia (MPE), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Defesa Civil da Bahia (SUDEC), do Prevfogo/IBAMA, das Brigadas e Prefeituras da região, além da sociedade civil.

Os resultados das atividades de combate aos incêndios florestais da Chapada Diamantina em 2018, realizados na cidade Piatã Boquira, Rio de Contas, Paramirim, Ibicoara, Jequié, Lençóis, Utinga e Jacobina foi outra pauta em destaque. Como, também, as atividades de prevenção, como capacitação e formação de novas brigadas, distribuição de equipamentos de proteção, ações de educação ambiental, sensibilização da população, comunicação e divulgação das ações empreendidas pelas equipes.

Na oportunidade, como medida de prestação de contas, foi informado as ações em andamento na Secretaria Estadual do Meio Ambiente, pelo Programa Bahia Sem Fogo, tais como aquisição de novos equipamentos de proteção individuais e coletivos (EPIs e EPCs) para os brigadistas, apoio logístico para equipes de campo com veículos, além de aeronaves para ações de combate aos incêndios florestais.

A Reunião do Subcomitê de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Chapada Diamantina contou ainda com a apresentação do quadro de ações desenvolvidas pelo Inema no âmbito da fiscalização ambiental, tanto o que vem sendo planejado pela instituição para 2019, quanto as ações executadas no sentido de sensibilizar, notificar e coibir as atividades irregulares que provocam os incêndios florestais, evitando que pequenas queimadas transformem-se em grandes incidentes.

 

Fonte: Sema

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo