Apesar das três ocorrências aparentarem ser iguais, existem características que marcam as diferenças.
GRIPE
Costuma aparecer quando há desvantagens para o sistema imune, um ótimo exemplo é a mudança climática, que favorece a queda da imunidade. Os sintomas podem ser: febre alta, dor de cabeça, mal estar e dores no corpo. Os cuidados para não entrar num quadro gripal é manter uma alimentação saudável, beber muita água, praticar exercícios físicos regularmente e ter um sono regulado.
COVID-19
Quando se trata da covid-19, os sintomas surgem dias após o contato com o vírus e os mais comuns que podem surgir são: febre, tosse seca, cansaço, perda de paladar e olfato, podendo variar para outros indicativos, como:
dores musculares, diarreia, conjuntivite, dor de cabeça, irritação na pele, até casos mais sérios que desencadeiam dificuldade para respirar e dores no peito.
Os cuidados para não contrair o vírus estão muito vinculados à higiene, sendo muito importante lavar bem as mãos, utilizar álcool em gel, não levar a mão suja ao olho e a boca e fazer o uso correto da máscara. Caso os sintomas se assemelhe com o que você está sentindo, se mantenha em isolamento e faça o teste de covid.
ALERGIA
Diferente dos dois primeiros, a alergia se desencadeia após o contato com o alérgeno que causa sensibilidade e rapidamente os sintomas irritativos começam surgir, afetando o nariz com coceira e coriza e os olhos podendo ficar lacrimejando e com vermelhidão.
Os cuidados com uma reação alérgica são, no primeiro momento, deixar de ficar exposto ao alérgeno e caso os sintomas se agravem, ir para a emergência. Para entender o quadro de alergia é preciso procurar um alergologista, pois será feito um teste cutâneo, um mapeamento de histórico familiar e, ao final, você será direcionado a um tratamento.
Você sente que está precisando entender sobre suas alergias e ter o total controle delas? MARQUE SUA CONSULTA COM DR. VALQUÍRIO ARAÚJO para destrinchar os alérgenos que te causam hipersensibilidade e você será conduzido para o melhor tratamento do seu caso!
Vacinar é preciso!