quinta-feira ,29 setembro 2022
Página Inicial / Meio Ambiente / Chapada: Incêndio de grandes proporções atinge Serra do Barbado

Chapada: Incêndio de grandes proporções atinge Serra do Barbado

Um incêndio de grandes proporções atinge a Serra do Barbado, entre os municípios de Piatã e Rio do Pires, na Chapada Diamantina. As chamas começaram na sexta-feira (16) e desde então vêm se alastrando por uma área de proteção ambiental.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Rio do Pires, a região afetada conta com vasta vegetação de cerrado e caatinga, além de muitas nascentes, constituindo parte importante para a fauna e a floral local.

Conforme o secretário José Carlos Almeida de Oliveira, o município não conta com brigada de incêndio e como a área é de difícil acesso, brigadistas voluntários que atuam em Piatã e outras cidades da Chapada Diamantina não conseguem atuar no combate ao fogo.

Segundo ele, a prefeitura acionou o Corpo de Bombeiros e as equipes devem chegar ainda na cidade ainda neste sábado (18). Não há detalhes sobre a extensão da área atingida, nem o que ocasionou o as chamas.

Além da preocupação ambiental, o fogo avança rapidamente, por causa da seca e das altas temperaturas, e se aproxima de algumas propriedades rurais. Os meses de agosto e novembro são os que historicamente registram mais casos de queimadas na Bahia, por causa da estiagem prolongada em algumas regiões.

 CN com informações do G1.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Fogos de artifício provoca incêndio no Bairro do Leader em Jacobina

Na noite desta terça-feira (27), um incêndio em uma vegetação causa incômodo para moradores da …