CN

Pesquisar

Chapada Diamantina: Pacientes de Seabra e região avaliam Hospital Regional da Chapada

Os pacientes que utilizam os serviços do Hospital Regional da Chapada (HRC), inaugurado há um mês no município de Seabra, avaliam a qualidade do atendimento. De acordo com os usuários do SUS, a equipe trabalha visando a qualidade da assistência, prestando uma série de atendimentos entre consultas médicas, exames laboratoriais e exames de imagens.

Com 101 leitos, sendo 10 de UTI, o hospital é referência para 11 municípios da região, oferecendo atendimento de urgência e emergência 24 horas, centro de bioimagem e cirúrgico, além de ambulatório. A unidade tem perfil assistencial de hospital geral, ofertando ao usuário do SUS atendimento médico em urgência e emergência clínica, cirúrgica, pediátrica, traumato-ortopédica e psiquiátrica, internação hospitalar nas especialidades de clinica médica, cirúrgica e pediátrica, além de internação em unidade de terapia intensiva. Conta também com atendimento ambulatorial mediante oferta de consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais, procedimentos de diagnose e terapias (diagnóstico em patologia clínica, anatomo-patologia, imagem, métodos gráficos e métodos ópticos e hemoterapia) e demais serviços de apoio assistencial e administrativo.

A população beneficiada com a chegada do Hospital demonstra grande satisfação e realização, a exemplo do morador de Iraquara, Eduardo Rodrigues dos Santos, que está acompanhando o irmão que sofreu um acidente de moto, Odilon Santos e está internado no HCR há 31 dias. “Graças a Deus que existe esse hospital, meu irmão sofreu um acidente de moto e foi trazido para cá; o atendimento é ótimo, tanto dos enfermeiros, como de todos os profissionais. Agradeço a Deus, a todos que trouxeram ele pra cá e todos que aqui trabalham. Se alguém falar mal desse hospital é porque nunca precisou”, desabafou.

Logo após ser inaugurado, o Hospital da Chapada realizou o mutirão de Cirurgias promovido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). Pacientes de Seabra e mais 12 municípios da Chapada Diamantina tiveram a oportunidade de agendar o atendimento e beneficiar-se com a realização de cirurgias.

A lavradora Fabíola Rocha, 46 anos, estava há cerca de dois anos na fila de espera para realizar a retirada da vesícula e afirma: “Eu tinha que viajar mais de 300 quilômetros para buscar atendimento em Irecê e, agora, recebemos esse presente que é o Hospital Regional da Chapada”.

Segundo o diretor-médico do HRC, Dr. Luiz Carlos Brasileiro, todas as cirurgias agendadas durante o mutirão foram efetivamente realizadas. “Iniciamos o atendimento com os procedimentos eletivos, já que existe uma grande demanda até então reprimida e que já está sendo realizadas pelos profissionais daqui do hospital. Além das cirurgias, todos os pacientes que chegam à unidade estão sendo assistidos”, informou.

Para Maria Aparecida Ramos de Oliviera, a inauguração do Hospital da Chapada foi muito importante. Ela garante que não sabe o que teria acontecido com a filha, Bárbara Olivira de Souza, se ela não tivesse sido encaminhada para o HCR. “Minha filha caiu do cavalo e chegou aqui em estado gravíssimo, graças a equipe desse hospital, ela está bem melhor, não sei o que seria dela se esse hospital não existisse; não sei se daria tempo ela chegar viva em outro hospital. A quipe é atenciosa, cuidadosa, não falta nada pra minha filha, pra mim, todos são uma benção, agradeço a Deus todos os dias por ter esse hospital”, finalizou.

Com a implantação do Hospital Regional da Chapada, Seabra e os 12 municípios do Centro Sul Baiano, estão tendo acesso a atendimento de urgência e emergência 24 horas, além disso, o paciente que precisar de leito de UTI não mais terá a necessidade de se deslocar para Irecê, Feira de Santana ou até mesmo Salvador.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo