CN

Pesquisar

Chapada Diamantina tem cidades com mínima de 10ºC

Municípios da região da Chapada Diamantina têm registrado temperaturas muito baixas neste início do mês de julho. Em Rio de Contas, Jussiape e Jacobina, por exemplo, as mínimas foram de 10°C e as máximas de 20°C, nesta quarta-feira (10). Durante a semana, os moradores de outras cidades como Seabra, Lençóis, Palmeiras, Piatã, Mucugê, Utinga, Nova Redenção, Jacobina, Bonito e Morro do Chapéu têm sentido o frio rigoroso e, consequentemente, uma sensação térmica de bater o queixo durante a madruga e início das manhãs. E a previsão é que o frio continue, com tempo nublado e chuvas ocasionais, segundo aponta o Climatempo.

De acordo com os dados, o inverno deste ano será característico, similar ao de 2018, com tempos mais frios, mas sem ocorrências fora do habitual para o período do ano. Os meteorologistas reduzem a probabilidade da influência de fenômenos ou frentes frias que aumentam a incidência das chuvas, como ocorreu no mês de abril, durante o outono, momento em que a região chapadeira teve seus rios e cachoeiras com imenso volume de água. No litoral, agreste e região leste do estado, há, no entanto, a possibilidade de chuva com maior frequência.

As últimas chuvas do final de semana deixaram parte da Chapada Diamantina com seus rios cheios e as cachoeiras ainda mais atraentes para um passeio em alguma das centenas de trilhas existem. Municípios da região estão atentos para as pancadas de chuva. Agricultores familiares e quem lida com o campo diariamente, agradeceram pela renovação das águas. Em Andaraí, o clima segue frio, mas sem chuva, como informou o presidente dos Combatentes a Incêndios Florestais (Cifa), Homero Vieira. “Hoje [quarta] fez sol pela manhã e frio à noite. Na última terça de madrugada foi registrada mínima de 14ºC. Está frio demais, até para dormir está difícil”, completa.

Conforme informações de moradores do Vale do Capão, distrito de Palmeiras, o frio lá também está rigoroso. “Passei o final de semana no vale e o frio está apertando nesse período. Se chover a temperatura despenca mais ainda. Bate 10ºC fácil. Durante o dia o clima esquenta mais, mas mesmo assim a sensação é de frio”, aponta uma moradora. Ela finaliza brincado sobre as águas frias de rios e cachoeiras no Capão. “Está um clima ótimo para tomar um banho na Cachoeira da Purificação”, diz rindo. O ponto turístico é considerado como um dos locais mais frios da região do Vale do Capão.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo