terça-feira ,7 fevereiro 2023
Página Inicial / Educação / CHAPADA: Em Jacobina, estudantes apresentam pesquisas sobre inovação e empreendedorismo

CHAPADA: Em Jacobina, estudantes apresentam pesquisas sobre inovação e empreendedorismo

FOTO: Divulgação

Estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) Piemonte da Diamantina II, localizado no município de Jacobina, desenvolveram diferentes projetos científicos, como resultado das pesquisas realizadas em sala de aula, por meio das quais colocaram em prática os conhecimentos obtidos. Todos os 16 projetos foram apresentados na IX Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação do Cetep. O evento – que integra o programa Ciência na Escola, iniciativa da Secretaria da Educação do Estado (SEC) – ocorreu nesta terça-feira (29), na própria unidade de ensino, com o tema “A pesquisa científica como princípio norteador na Educação Profissional”.

Estudante do curso técnico em Agropecuária, Cleidiane da Conceição, 18, expôs com a sua equipe o projeto ‘Processadora de resíduos sustentável’. “Fizemos o protótipo da máquina processadora para fortalecer a Agricultura Familiar através da reutilização do resíduo seco do sisal, que muitas vezes é descartado de forma irregular no campo”, explicou.

FOTO: Divulgação

Com o projeto ‘Multisolomax’, o estudante Moisés da Silva, 20, do curso técnico em Agronegócio, desenvolveu uma máquina de arar solo acoplada a uma motocicleta. “Esta máquina criada com alguns materiais reaproveitados tem o intuito de facilitar o processo de aragem sem a necessidade de fazer muito esforço e de aumentar a produtividade dos pequenos agricultores”, comentou. O objetivo do projeto é auxiliar a sustentabilidade da Agricultura Familiar.

Na área do Empreendedorismo, Grazielle Jordão, 18, do curso técnico em Administração, apresentou o projeto ‘Mulheres ciganas e empreendedorismo étnico: desafios e possibilidades’. Conforme a estudante detalhou, “o objetivo do trabalho foi expor as principais barreiras que as ciganas enfrentam e incentivá-las a continuar exercendo o empreendedorismo. Para isso, fizemos pesquisas e entrevistas com diferentes grupos étnicos”. Com informações de Ascom SEC

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

PIATÃ: 1º Encontro sobre Sistemas Municipais de Políticas Culturais acontece em 02 de fevereiro; foco Leis Aldir Blanc, Paulo Gustavo e Plano Municipal de Cultura

A prefeitura de Piatã, na Chapada Diamantina, anunciou o Primeiro Encontro Sobre Sistemas Municipais de …