quarta-feira ,21 fevereiro 2024
[adsanity_group align='alignnone' num_ads=1 num_columns=1 group_ids=309]
Página Inicial / Bahia / Chapada: Em Lençóis, escritor Delmar Alves, lança livro sobre história de luta e resistência de família descendentes de nagô.

Chapada: Em Lençóis, escritor Delmar Alves, lança livro sobre história de luta e resistência de família descendentes de nagô.

Um dos mais proeminentes historiadores e professores da Chapada Diamantina, Delmar Alves de Araújo, realizará o lançamento de seu nono livro em 21 de janeiro, às 18h, no campus avançado da UEFS, em Lençóis. O primeiro romance do autor revela a trajetória de fé, luta e resistência de uma família composta por senhoras pretas descendentes nagôs.

A obra examina como a presença das famílias Bazu, residentes no Ribeirão da Mãe d’água, em Lençóis, gerou desconforto entre seus desafetos. Esses as acusavam de impedir o desenvolvimento socioeconômico da região, utilizando a lei para perpetrar racismo ambiental, preconceito étnico-racial, intolerância religiosa e desrespeito à memória histórica e cultural.

O livro representa a primeira narrativa preta publicada na região por um autor preto, natural de Lençóis, e detém uma significativa importância pela sua representatividade ao destacar histórias da comunidade negra. O enfoque vai além das lutas e sofrimentos, abraçando a ancestralidade e as vitórias desse povo.

Com informações do Jornal da Chapada

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Região: Jovem de 23 anos morre eletrocutado ao tocar em fio de poço artesiano.

A cidade de Ibipeba foi surpreendida, nesta segunda-feira (19), com a triste notícia da morte do …

[wp_bannerize group="Banner Rodapé" random="1" limit="1"]