terça-feira ,5 março 2024
[adsanity_group align='alignnone' num_ads=1 num_columns=1 group_ids=309]
Página Inicial / Brasil / Chapada: Em meio a arquitetura barroca e belas paisagens, Rio de Contas completa 300 anos.

Chapada: Em meio a arquitetura barroca e belas paisagens, Rio de Contas completa 300 anos.

Recentemente, a cidade Rio de Contas completou 300 anos. A cidade chapadeira fundada em 27 de novembro de 1723, foi o primeiro município planejado brasileiro. Rio de Contas, era centro de mineração de ouro, porém em pouco tempo se tornou uma capital regional.

Sua emancipação política ocorreu em 28 de agosto de 1885. Atualmente Rio de Contas, possui uma população um pouco acima de 13 mil habitantes, segundo o último Censo 2022. Dotado de paisagens naturais e edifícios do estilo barroco, a cidade foi tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1980.

A cidade ainda possui casarios em adobe e igrejas barrocas, dentre das 287 edificações, estão a Casa de Câmara e Cadeia (atual Fórum), a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e a Igreja Santana, todas tombadas como bens individuais, em 1958.

Entre ruas e casas barrocas, que nos rementem ao período colonial, a cidade também encanta com rios e cachoeiras.  Uma delas é a Cachoeira do Fraga, fica apenas a  5 min de carro da saída do município, ela é o principal cartão-postal da cidade. Formada pelo Rio Brumado, possui três grandes quedas d’água e poços ótimos para o banho.

 

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Chapada: 3ª maior tirolesa da América Latina localizada em Ibicoara, aquece o turismo.

A terceira maior tirolesa da América Latina existe, e está localizada na Chapada Diamantina. Inaugurada …

[wp_bannerize group="Banner Rodapé" random="1" limit="1"]