quinta-feira ,1 dezembro 2022
Página Inicial / Economia / Chapada: Embrapa e parceiros realizam curso sobre fruticultura orgânica para produtores em Wagner e Andaraí

Chapada: Embrapa e parceiros realizam curso sobre fruticultura orgânica para produtores em Wagner e Andaraí

Com o objetivo de repassar tecnologias referentes ao sistema orgânico de produção, a Embrapa Mandioca e Fruticultura realiza, na Chapada Diamantina, o curso “Fruticultura em sistema orgânico de produção”, sob coordenação dos pesquisadores Aristoteles Pires de Matos e Tullio Raphael Pereira de Pádua. Além deles, os outros instrutores são os pesquisadores Nelson Fonseca e Onildo Nunes de Jesus. O evento é realizado em parceria com a Bioenergia Orgânicos, o Fundo Vale e o Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina (Cetep).

O módulo sobre abacaxi, manga e maracujá, vai ser realizado em dois períodos, com o mesmo conteúdo: nos dias 19 e 20 de outubro, no Cetep, em Wagner (BA), e nos dias 9 e 11 de novembro, no auditório da Câmara de Vereadores de Andaraí (BA).

No primeiro dia, as aulas teóricas vão abordar a escolha, o preparo do solo, a produção de mudas e o plantio, o manejo integrado de pragas e doenças e o manejo fitotécnico das culturas do abacaxi, manga e maracujá.

No segundo dia, é a vez das práticas dos temas abordados (abacaxi, manga e maracujá), que vão ser realizadas na Fazenda Ceral e das práticas na produção de sementes e mudas na Fazenda Bonita, ambas pertencentes à Bioenergia Orgânicos e localizadas em Lençóis (BA), na Chapada Diamantina (BA).

Para o curso, a Bioenergia Orgânicos buscou produtores rurais que tenham interesse no cultivo orgânico dessas culturas para aderir a um projeto de cultivo orgânico de fruteiras em larga escala. Embrapa Mandioca e Fruticultura e Bioenergia Orgânicos desenvolvem, juntas, desde 2011, pesquisas para o cultivo de fruteiras em sistemas orgânicos de produção na região de Lençóis. Entre os resultados obtidos, encontram-se os sistemas orgânicos de produção para as culturas do abacaxi, manga e maracujá, com informações sobre o cultivo dessas fruteiras, desde o plantio até a colheita.

CN com informações de Assessoria.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

PALMEIRAS: Prefeitura se compromete a regularizar Sistema Municipal de Meio Ambiente

O Município de Palmeiras, na Chapada Diamantina firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) …