segunda-feira ,6 fevereiro 2023
Página Inicial / Noticias / CHAPADA: Enfermeira ipiauense desenvolve trabalho de naturopatia na Chapada Diamantina

CHAPADA: Enfermeira ipiauense desenvolve trabalho de naturopatia na Chapada Diamantina

FOTO: Divulgação

A edição do Globo Repórter, do dia 25 de novembro do ano passado, focou o poder das águas na saúde humana. Dentre outros entrevistados na Chapada Diamantina, estavam o médico Áureo Augusto Caribé de Azevedo (Dr. Áureo) que mostrou técnicas da hidroterapia para cuidar da saúde dos moradores do Vale do Capão, e a enfermeira ipiauense Maria Helena de Oliveira Santana, que trabalha nessa região da Bahia, com abordagem na Naturopatia e Práticas Integrativas em Saúde.

Filha de Irene Borges de Oliveira (Lena) e Robel de Oliveira Santana, Maria Helena nasceu na Fundação Hospitalar de Ipiaú e foi criada na Fazenda do Povo, onde iniciou os seus estudos na Escola Municipal Dr. Euclides Neto. Em seguida estudou no Colégio Dom Bosco. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia, campus Anísio Teixeira, em Vitória da Conquista, Maria Helena realiza atendimentos e condução de grupos no SUS na Unidade Básica de Saúde da Família Caeté-Açu, na Chapada, como também atendimento particular online para todo Brasil.

Maria é idealizadora do Espaço de Cuidado Flor do Candombá no Vale do Capão, onde recebe pessoas que desejam dias de tranquilidade com alimentação saudável e vegana, práticas de relaxamento e contemplação, contato com a natureza e autodesenvolvimento, uma verdadeira vivência de integração e qualidade de vida. “ É um Espaço também para quem está adoecido e deseja realizar tratamento natural com prescrição de procedimentos e acompanhamento de enfermagem em um ambiente domiciliar e agradável”, informa.

O VALE DO CAPÃO

 

 

 

 

 

 

 

Localizado na Chapada Diamantina, o Vale do Capão é sediado por um povoado cercado por uma natureza exuberante, habitado por pessoas acolhedoras e palco de diversos eventos culturais. Por isso é um local ideal para quem busca dias de sossego e saúde. Também reside no Vale do Capão o médico e naturopata Áureo Augusto, reconhecido nacionalmente pelos seus mais de 40 anos de serviços em saúde, com o qual a enfermeira ipiauense adquire os conhecimentos em naturopatia que é um tipo de medicina tradicional que busca a cura do corpo por meio do uso de medicamentos naturais.

Maria entende o ser humano como um todo em seus aspectos físicos, mentais, espirituais e energéticos direcionando cuidados naturais para restauração da saúde. Na reportagem ao Globo Repórter com a matéria “O Poder das Águas”, ela compartilhou como a hidroterapia pode auxiliar na saúde de pessoas e até mesmo de animais. Em uma das cenas do documentário ela testemunhou a cura do seu gato “Didi” pela hidroterapia que é uma das formas da naturopatia, também chamada de Medicina Natural.

“A água como agente de saúde vai além da ingestão, podendo ser utilizada em procedimentos como frotação, faixa úmida, banho de assento, banho vital, lavagem intestinal, lavagem do sangue, entre outros, sendo indicada em diversos tratamentos como prisão de ventre, hipertensão, endometriose, diabetes, reumatismo, enxaqueca, desconforto gastrointestinal, sinusite, rinite, entre outras doenças em seu estado agudo ou crônico”, explica a enfermeira.

A prescrição de Maria Helena trata de um regime de saúde em que hábitos e procedimentos naturais são orientados para restabelecimento da saúde do organismo. Ao invés de prescrever medicamentos, ela prescreve como recuperar a saúde. Nessa linha de abordagem o olhar não é para a doença, e sim para a saúde. Conheça mais do trabalho de Maria Helena nas redes sociais, inscreva-se no canal no YouTube: Maria Helena – Saúde Integrativa e siga o Instagram @enfamariahelena, naturopatia. (Por Giro Ipiaú).

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

CHAPADA: Tremor de magnitude 2.7 é registrado em Jacobina; ‘pensei que a casa ia cair’

Um tremor de terra de magnitude 2.7 foi registrado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio …