domingo ,27 setembro 2020
Página Inicial / Noticias / Chapada: Entenda o plano de Reabertura do Turismo de Lençóis (BA)

Chapada: Entenda o plano de Reabertura do Turismo de Lençóis (BA)

A Prefeitura de Lençóis apresentou ontem (terça-feira, 4 de agosto) durante transmissão ao vivo pelas redes sociais a fase de preparação e adequação do Plano de Controle e Reabertura do Turismo no município. A expectativa é que a partir de 1º de setembro de 2020 visitantes possam entrar na cidade e visitar os atrativos locais, mas isso irá depender diretamente da adesão e comprovação das empresas do turismo aos novos protocolos sanitários e também da situação geral do sistema de saúde.

O prefeito Marcos Airton ressalta por exemplo que caso haja aumento expressivo do número de casos de Covid-19 poderá ser decretado novamente o fechamento ou mesmo o lockdown na cidade. Ele destaca ainda que as atividades serão retomadas de forma gradual e monitorada. “A ideia não é nesse primeiro momento lotar a cidade, mas sim reaquecer aos poucos a economia e oferecer a oportunidade de nos adequarmos gradualmente às novas normas e comportamentos sanitários. Temos um grande compromisso social e este passo tem que ser dado com responsabilidade”, esclareceu o prefeito. A outra novidade que vem sendo estudada para melhoria constante do setor é a cobrança de taxa de turismo que deve ser implantada em breve.

No primeiro momento da abertura, apenas visitantes com reservas já realizadas em meios de hospedagem com Cadastur (Cadastro do Ministério do Turismo) e Alvará de Funcionamento Especial Pandemia, e com apresentação do comprovante na barreira sanitária, poderão entrar em Lençóis. O processo de autorização de funcionamento incluirá instruções online para cumprimento de protocolos, vistoria pela equipe de saúde com orientações personalizadas e assinatura de Termo de Responsabilidade Sanitária.

Os protocolos exigem, por exemplo, a aferição de temperatura antes do check-in e consumo em restaurantes, suspensão de funcionamento de área de lazer infantil, uso obrigatório de máscara e recomendam ainda a elaboração de políticas específicas a serem adotadas e comunicadas aos visitantes pelos prestadores de serviços turísticos: para remarcação da viagem, cancelamento, no-show (não comparecimento), por exemplo. Além disso, há também orientações caso seja identificado um suspeito de contaminação.

O Plano de Controle da Reabertura do Turismo de Lençóis-BA se baseou nos manuais atualizados das entidades representativas, de qualificação, e nas demais normas vigentes de saúde, analisados em longas reuniões setoriais no Conselho Municipal de Turismo, o Contur. O Termo de Responsabilidade Sanitária precisará ser assinado e cumprido por todas as empresas ligadas aos diferentes setores do turismo: Meios de Hospedagem, Alimentos e Bebidas; Agências de Turismo; Transporte Turístico; Atrativos Turísticos; Guias de Turismo e Condutores; Eventos e Artesanato (Produção Associada ao Turismo).

Confira alguns dos prazos principais estabelecidos no Plano:

Até 10/agosto – prazo para que empresas de turismo e prestadores de serviços enviem por e-mail (lencoisculturaeturismo@gmail.com) os protocolos já criados para análise e validação pela Prefeitura Municipal. Estabelecimentos devem indicar fontes de pesquisa utilizadas para criação dos protocolos. Caso ainda não possua o documento, poderá aguardar a publicação no Diário Oficial e divulgação pela Secretaria de Turismo e Cultura e Conselho Municipal de Turismo;

Até 14/agosto – publicação oficial da lista municipal de protocolos sanitários obrigatórios para prestadores de serviço e empresas do turismo em Lençóis;

A partir de 14/agosto – realização de eventos online para orientações sobre os protocolos e marcação das vistorias;

A partir de 20/agosto – realização de vistorias aos estabelecimentos interessados na abertura;

A partir de 20/agosto – assinatura do Termo Sanitário pelas empresas aptas a voltar a funcionar;

A partir de 20/agosto – análise do percentual de empresas adequadas e dos serviços que poderão ser oferecidos aos visitantes.

1 setembro – Possível reabertura para o turismo em Lençóis – Essa data poderá ser alterada a qualquer momento. Condicionada ao número de empresas com termo sanitário aprovado pela Vigilância Sanitária; às condições gerais do sistema de saúde; e às recomendações das autoridades sanitárias sobre a pandemia do novo coronavírus.

Foto : Túlio Saraiva

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Adolescente de 16 anos morre afogado em lagoa de Macaúbas

Um adolescente de 16 anos, identificado como Jeferson Henrique Santana Silva, morreu afogado na Lagoa …