CN

Pesquisar

Chapada: Financiamento coletivo para manejo da trilha da Cachoeira da Fumaça segue pela internet

Foto: Reprodução

Uma Campanha para realização do manejo da trilha da Cachoeira da Fumaça foi aberta na internet pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) em parceria com a Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC). As doações começam a partir de R$20 e servirão para manutenção dos impactos negativos inevitavelmente gerados pelos turistas, que afetam diretamente o meio ambiente local, comprometendo inclusive o fluxo de água da cachoeira.

Conforme informações divulgadas pela ACV-VC em rede social, a Cachoeira da Fumaça recebe a cada ano um número maior de visitantes. As ações de manejo na trilha podem diminuir esses impactos, recuperando o ambiente natural e tornando a visitação da cachoeira sustentável. Uma das ações de manejo previstas para a trilha da Cachoeira da Fumaça é a construção de uma passagem elevada de madeira, do tipo passarela, em um dos principais corpos d’água, o córrego afluente da cachoeira, que é considerado o ponto mais crítico da trilha.

“Essa proteção é fundamental para a sobrevivência da cachoeira. Esta campanha de financiamento coletivo visa angariar fundos para a construção desta passagem elevada, material de avaliação da intervenção e também material informativo aos visitantes”, aponta trecho de texto divulgado pela campanha na internet. Os trabalhos já começaram e todo o material já foi levado para o local e a montagem da passagem já começou.

A expectativa é que, além da recuperação do manancial da Cachoeira da Fumaça, aconteça também a recuperação da fauna e flora, acabar com o impacto da visitação e melhorar o acesso à cachoeira. As doações podem ser feitas através do site. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Veja vídeo divulgado

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo