Iraquara, cidade da Chapada Diamantina, é o primeiro município da Bahia a bater a meta da busca ativa escolar em 2022. A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios que participam do Selo Unicef. O objetivo é de identificar, registrar, controlar e acompanhar as crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.
O primeiro desafio imposto pela Busca Ativa Escolar para Iraquara foi matricular 62 estudantes evadidos (não se matricularam em 2020), até 31 de março. Com capacitações, palestras e lives, todos compreenderam seu papel e fizeram um brilhante trabalho superando a meta. Iraquara rematriculou 74 crianças e jovens antes do prazo, sendo o primeiro município da Bahia a alcançar este resultado.

Todo este trabalho é coordenado pela Pedagoga Grasiela Dourado, supervisionado pela Pedagoga Taiane Ribeiro que acompanha os técnicos verificadores nas escolas que a partir dos alertas criados pelos agentes de saúde e os evadidos confirmados pelo censo escolar geram os casos a serem trabalhados.
Novos desafios serão lançados e os estudantes evadidos em 2021 serão lançados na plataforma em maio, com nova meta. E assim será o trabalho em rede, até 2024.
“Fora da escola não pode!”, este é o lema da Busca Ativa adotado pela Secretária de Educação Simone Neves, que não está medindo esforços na implementação da metodologia do selo UNICEF.
Chapada News