segunda-feira ,15 agosto 2022
Página Inicial / Educação / CHAPADA: Iraquara é o primeiro município da Bahia a bater a meta da “Busca Ativa Escolar” em 2022

CHAPADA: Iraquara é o primeiro município da Bahia a bater a meta da “Busca Ativa Escolar” em 2022

Iraquara, cidade da Chapada Diamantina, é o primeiro município da Bahia a bater a meta da busca ativa escolar em 2022. A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios que participam do Selo Unicef. O objetivo é de identificar, registrar, controlar e acompanhar as crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

O primeiro desafio imposto pela Busca Ativa Escolar para Iraquara foi matricular 62 estudantes evadidos (não se matricularam em 2020), até 31 de março. Com capacitações, palestras e lives, todos compreenderam seu papel e fizeram um brilhante trabalho superando a meta. Iraquara rematriculou 74 crianças e jovens antes do prazo, sendo o primeiro município da Bahia a alcançar este resultado.

Publicidade

Todo este trabalho é coordenado pela Pedagoga Grasiela Dourado, supervisionado pela Pedagoga Taiane Ribeiro que acompanha os técnicos verificadores nas escolas que a partir dos alertas criados pelos agentes de saúde e os evadidos confirmados pelo censo escolar geram os casos a serem trabalhados.

Novos desafios serão lançados e os estudantes evadidos em 2021 serão lançados na plataforma em maio, com nova meta. E assim será o trabalho em rede, até 2024.

“Fora da escola não pode!”, este é o lema da Busca Ativa adotado pela Secretária de Educação Simone Neves, que não está medindo esforços na implementação da metodologia do selo UNICEF.

Chapada News

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Mucugê: Autorias indígenas são destaque na quinta edição da Fligê

A quinta edição da Fligê começou dando destaque aos temas, escritores e artistas indígenas. Desde …