terça-feira ,17 maio 2022
Página Inicial / Economia / CHAPADA: Jacobina se destaca como segundo maior município baiano com maior participação na produção mineral

CHAPADA: Jacobina se destaca como segundo maior município baiano com maior participação na produção mineral

O município baiano de Jacobina, norte da Chapada Diamantina, aparece em segundo lugar com maior participação na Produção Mineral Baiana Comercializada (PMBC), correspondente a 27% de participação, conforme informações do Sumário Mineral da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), de fevereiro deste ano. Em primeiro lugar está Brumado, com 29% e em terceiro Caitité com 12% de participação.

“O estado da Bahia vem se destacando cada vez mais na produção mineral no Brasil. Com a conclusão da Fiol com certeza iremos aumentar nossa capacidade de produção pois teremos um importante meio logístico para escoar nossa produção mineral. E claro, com o aumento da produção, aumenta a arrecadação dos municípios que atuam na mineração baiana. E essas arrecadações se convertem em melhorias na qualidade de vida do povo local” ressalta o titular em exercício da SDE, Paulo Guimarães.

Publicidade

De janeiro a fevereiro de 2022. o saldo na balança comercial de bens minerais é de U$ 170 milhões nas exportações e U$ 120 milhões nas importações. Atualmente os três principais bens minerais exportados, como o Ouro, o Níquel e o Vanádio. Já os importados são o Cobre, o Boratos e o Enxofre.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), atualmente, a Bahia tem em estoque 16,1 mil empregos formais na extração de minerais metálicos, não metálicos e atividades de apoio (exceto Petróleo e Gás).

Chapada News

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Oliveira dos Brejinhos: Bebê nasce dentro de ambulância do SAMU na BR-242

Um bebê nasceu dentro de uma das ambulâncias do SAMU, em Ibotirama, no último domingo …

No Banner to display

Vídeo Destaque

Previsão