CN

Pesquisar

CHAPADA: Lençóis e Utinga tiveram situação de emergência reconhecido pelo governo federal, devido à estiagem prolongada

Cidade de Lençóis | Foto: Divulgação

Duas cidades da Chapada Diamantina, tiveram suas situações de emergência reconhecidas pelo governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Defesa Civil Nacional, devido ao longo período sem chuva. São as cidades de Lençóis e Utinga. Outras três cidades da Bahia também foram incluídas nessa situação: Cansação, Macureré e Ponto Novo.

A relação dos municípios afetados pela seca foi publicada na última sexta-feira (29), no Diário Oficial da União (DOU). Com o reconhecimento federal de situação de emergência, os municípios atingidos por desastres naturais podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

Cidade de Utinga| FOTO: Divulgação

A cidade de Utinga já tinha sido reconhecida pelo governo estadual pelo mesmo motivo da falta de chuvas. A gestão do prefeito Joyuson Vieira (PSB) detalhou a situação em nota dizendo que “diferentemente, de reuniões e encontros políticos meramente demagógicos e eleitoreiros, a PMU [Prefeitura Municipal de Utinga] tomou atitudes, adotou medidas concretas para beneficiar objetivamente nossos habitantes, mormente, nossos pequenos agricultores”.

“Isso vai permitir, inclusive, perfurações de poços artesianos em condições especiais, prorrogações de dívidas bancárias de produtores, pleitos de cestas básicas, via Semas, já em andamento junto ao governo federal [que infelizmente, nunca atende], dentre outras medidas protetivas. Não se faz um governo sério com ‘firulas’, mas com atitudes”, completa o prefeito de Utinga, Joyuson.

Chapada News

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo