Página Inicial / Economia / Chapada mais forte e desenvolvida: Empreendimento de Ruy Barbosa é o primeiro da região a ser certificado com SIM.

Chapada mais forte e desenvolvida: Empreendimento de Ruy Barbosa é o primeiro da região a ser certificado com SIM.

O novo caminhar de desenvolvimento que a Chapada Diamantina vive ficou mais que evidente nesta sexta-feira (08), durante a Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Chapada Forte, com a entrega do certificado do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) à Queijaria Sabor do Campo, do município de Ruy Barbosa, primeiro empreendimento da região a receber o selo.

Aurélio e Flaviana Pires, que não escondiam a felicidade por esta conquista, receberam o certificado das mãos do presidente do Chapada Forte, Wilson Cardoso, do prefeito de Ruy Barbosa, Cláudio Serrada, e do Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Jeandro Laythyner Ribeiro, logo na abertura do encontro.

Para Cardoso, a certificação do empreendimento com o SIM é um grande passo no desenvolvimento da economia da região. “Eu sempre digo que o nosso papel aqui no Consórcio é transformar sonhos produtivos em realidade, é colaborar com a transformação das vidas do nosso povo. E hoje, em saber que este empreendimento vai ser o primeiro a receber o selo de inspeção municipal, o SIM, me faz crer que estamos no caminho certo; no caminho do amor, da transformação, da união pelo nosso povo e no caminho do desenvolvimento da economia da Chapada Diamantina”, disse.

Promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), o SIM é responsável pela fiscalização e inspeção da produção industrial dos alimentos de origem animal, com o objetivo de dar maior segurança ao produtor e ao consumidor. Para entrar em vigor, o SIM precisa ser aprovado pelos legislativos municipais; do total de municípios consorciados, mais da metade já aprovaram o texto que cria o serviço no âmbito municipal.

Veterinária do Consórcio Chapada Forte, Amanda Santos explica a importância da autenticação nos produtos comercializados dentro do território como forma de dar maior segurança aos pequenos e médios negócios. “O nosso intuito ao registrar esses empreendimentos com o SIM é garantir a segurança dos alimentos à população e desenvolver os produtores através da geração de emprego e renda, além de ser também uma oportunidade de crescimento aos pequenos empreendedores, através do aumento da produção”, frisou.

Cláudio Serrada, prefeito de Ruy Barbosa, e Jeandro Ribeiro, Secretário de Desenvolvimento Rural, disseram estar muito felizes com mais essa conquista para o território da Chapada Diamantina. “Isso [o selo] só vem a aumentar nosso orgulho, a nossa emoção. É um momento de agradecimento, de gratidão a todo o apoio dado pelo governo do Estado”, pontuou Serrada. “Quando a gente aproxima as políticas públicas aos que de fato precisam temos resultados como este, de potencialização dos nossos produtores”, finalizou Jeandro.

CN com informações do Consórcio Chapada Forte.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Mucugê: Empreendimentos rurais recebem visita da Agroplus

Durante as visitas técnicas, realizadas pela equipe do programa Agro Plus Bahia, entre os dias …