Página Inicial / Mulher / CHAPADA: Moradora de Lençóis é a única mulher guia de observação de pássaros na Bahia

CHAPADA: Moradora de Lençóis é a única mulher guia de observação de pássaros na Bahia

Apaixonada por aves, Cristine Prates, 38 anos, bióloga e ornitóloga, é a única guia mulher de observação de aves na Bahia. Ela aprendeu a ‘passarinhar’ ainda criança, com seu avô. Nascida em Brasília, há três anos Cristine fez de Lençóis, na Chapada Diamantina, seu ninho.

Por reunir diversos biomas – Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado -, a Bahia é um lugar propício para ‘passarinhar’ e só na Chapada existem 400 espécies de pássaros, com destaque para o papa-formiga-do-sincorá, o tapaculo-da-chapada-diamantina e o beija-flor-de-gravata-vermelha, este último o preferido da bióloga.

Apesar de não ser uma atividade ainda regulamentada, ser guia de observação de pássaros requer estudo e dedicação, apesar de não exigir formação acadêmica. “É preciso estudar as aves, principalmente o canto, que é a melhor forma de identificá-las e atraí-las para os observadores apreciarem as espécies”, descreve.

O fato de ser mulher em uma área dominada por homens foi e continua sendo o maior desafio de Cristine. A sensação de insegurança no trabalho em campo é outro problema: “A mulher tem medo de ser assaltada, como os homens também, mas temos o agravante dos abusos sexuais. Muitas vezes, ando sozinha no mato e fico tensa quando vejo um caçador. É preciso coragem”, ressalta. (Com informações do Correio 24 Horas)

Chapada News

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

CHAPADA: Família de paciente de Seabra, internado em estado grave em Iraquara, clama por urgência na Regulação do SUS.

A família de Jardel Noroel Mendes, de 35 anos, morador da cidade de Seabra, pede …