CN

Pesquisar

CHAPADA: Moradores de Ibipeba estão assustados com violações de túmulos no cemitério da cidade

FOTO: Reprodução/Esequias Dourado

A cidade de Ibipeba, na região da Chapada Diamantina, está inquieta com os sucessivos ataques às urnas funerárias sepultadas no cemitério da cidade. De acordo com moradores, vários túmulos foram atacados e restos mortais carregados. Isso é Crime de Vilpêndio. A denúncia foi feita pelo site Site Cultura e Realidade, neste sábado (21).

Segundo o Site Cultura e Realidade, as ocorrências têm dado vasão para diversos tipos de especulações. Historicamente as pessoas tem conhecimento que pessoas que usam algum tipo de entorpecente, lícitos ou não, costumam vez ou outra, invadir o cemitério para violar túmulos, “mas não há, em nenhum momento da nossa história, algo com tamanha violência, frequência e desrespeito aos mortos e seus familiares”, disse o professor Elmo Moura.

Conforme o site, nos grupos de aplicativos, o tema tem sido debatido. Em uma postagem, intitulada “Caso de Polícia: Nota de Repúdio”, um morador pontua que “a sociedade ibipebense está revoltada, pois o cemitério da cidade está sendo constantemente violado, desrespeitado, ofendido e vandalizado. Vários moradores dizem que existe um possível suspeito de tais atos criminosos e macabros. O povo exige uma resposta das autoridades (Prefeitura, Policia Militar e Polícia Civil). Isso não pode acontecer, nossos familiares e amigos que se foram merecem respeito. Todo cidadão de Ibipeba deve postar essa publicação nas suas redes sociais pra chamar a atenção dos órgãos responsáveis para que este caso seja urgentemente resolvido. Jesus Cristo é nosso Deus, o bem sempre vence, aqui não existe lugar para o mal”, diz uma postagem.

Outra que foi compartilhada diz: “Não bastasse as macumbas espalhadas nas portas dos comércios em Barra do Mendes, agora estão praticando rituais macabros nos cemitérios de Ibipeba, violando túmulos e recolhendo restos cadavéricos para rituais”, afirma.

Em contato com a Prefeitura, o Cultura&Realidade foi informado que o município determinou às estruturas municipais para redobrar a vigilância no cemitério, restaurar os túmulos violados e solicitou das Polícias Civil e Militar todo o empenho para que os fatos sejam esclarecidos o mais rápido possível, de modo a esclarecer quem está praticando os atos, por que motivo e impedir que continuem a acontecer.

Diante dos fatos o prefeito se pronunciou e disse que é “um absurdo estes acontecimentos! Não consigo imaginar para que finalidade esteja ocorrendo estes atos. Assim que tomei conhecimento acionei as polícias para que adotem todos os procedimentos, de modo a investigar, prender os autores e estabelecer a verdade. Isso é muito ruim, pois dá vasão a muitas ideias que não conferem com a realidade e os costumes do nosso povo, provocando um debate religioso incorreto. Pedimos calma à população. Estamos investindo todos os esforços para que a perícia técnica e a polícia esclareçam. Logo, tudo se tranquilizará. Lamentável este desrespeito aos nossos entes queridos que partiram para o descanso eterno”, disse o prefeito Demóstenes Barreto.

Em postagem do Facebook do repórter Ezequias Dourado, do último sábado (20), ele alerta que os vândalos destruíram túmulos, violaram sepulturas, furtaram coroas de flores e portas retratos e também subtraíram restos mortais como crânio e ossos de pessoas sepultadas. E informa que na manhã do próprio sábado (20),  policiais técnicos estiveram realizando perícia no local. (Com informações do Cultura e Realidade).

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo