Página Inicial / Meio Ambiente / Chapada: Mucugê ganhará vinícola sustentável na região

Chapada: Mucugê ganhará vinícola sustentável na região

Os turistas e amantes de vinho terão mais um espaço para conhecer na Chapada Diamantina. Nos arredores de Mucugê foi construída a Vinícola Uvva, um projeto que começou a ser desenhado em 2012, e que fica localizado à beira da Serra do Sincorá.

O espaço ainda não tem data de inauguração para o público, mas expectativa é que aconteça nos próximos meses. A vinícola investe em uvas Chardonnay, Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Petit Verdot. Haverá larga produção comercial e também microlotes especiais.

O prédio da vinícola tem assinatura Vanja Hertcert, especialista em vinícolas. A estrutura conta com uma visão panorâmica do vinhedo que chega a uma extensão de 80 km, obtendo a Serra do Sincorá como pano de fundão. Ainda no primeiro pavimento, haverá a presença de uma loja e uma varanda para degustação no local.

No segundo piso, estará localizado um laboratório, área de enologia e salas de curso e de degustação, além dos setores administrativos. No terceiro ficará a produção incluindo etapas como a vinificação e o engarrafamento dos vinhos.

O local tem sustentabilidade como ponto forte, ao privilegiar a incidência de iluminação natural e prever o aproveitamento da água das chuvas para irrigação de jardins.

Publicidade

Os vinhos têm assinatura do enólogo Marcelo Pretroli, responsável pela produção que chegará ao mercado ainda em 2022. A vinícola é comandada por Fabiano Borré, gaúcho cuja família chegou à Chapada na década de 80 em busca de novas terras.

Os visitantes da Vinícola Uva passarão por diversas experiências, entre elas tour guiado pela vinícola, degustação de rótulos da casa e restaurante com vista panorâmica. Há a expectativa de implementação de novas atividades, como piquenique e passeio de bicileta .

Outras vinícolas

Esta não é a primeira vinícola da Chapada Diamantina, mas é a primeira na região de Mucugê. Outras vinícolas da Chapada Diamantina são a Vaz – Vinhas do Morro e a Vinícola Reconvexo, ambas na cidade de Morro do Chapéu. As duas recebem turistas para visitação.

IBahia

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Mucugê: Empreendimentos rurais recebem visita da Agroplus

Durante as visitas técnicas, realizadas pela equipe do programa Agro Plus Bahia, entre os dias …