Página Inicial / Economia / CHAPADA: Parque Nacional da Chapada Diamantina é o mais citado entre 16 Parques Nacionais, conforme pesquisa

CHAPADA: Parque Nacional da Chapada Diamantina é o mais citado entre 16 Parques Nacionais, conforme pesquisa

O Parque Nacional da Chapada Diamantina, foi o mais citado entre 16 parques nacionais na pesquisa “Parques do Brasil – Percepções da População 2022”, do Instituto Semeia. Foram ouvidas 1.541 pessoas. O Parque Nacional da Chapada Diamantina obteve 55% das menções dos respondentes.

Após as menções ao Parque Nacional da Chapada Diamantina, mais de 40% da população reconhece, ainda, o Parque Estadual da Serra da Cantareira (SP), Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE), Parque Nacional Chapada dos Veadeiros (GO), Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA) e Parque Nacional da Tijuca (RJ). Já o Parque Nacional da Anavilhanas, no Amazonas, é o menos conhecido, com 5%.

A pandemia impactou a visitação dos parques naturais brasileiros. Entre as pessoas que já visitaram um parque natural na vida (66%), a declaração do hábito de visitação apresentou alterações consideráveis entre 2020 e 2022.

A proporção daqueles que regularmente faziam visitas várias vezes por ano passou de 32% para 22%. Essas pessoas que diminuíram as visitas se dividiram entre uma frequência média (28% para 33%) e mais esporádica (40% para 45%).

Para aqueles que já visitaram esse tipo de parque, e para o que nunca visitaram, os principais entraves são o alto custo de viagem (40%), a distância (25%) e o custo elevado de hospedagem (22%). Em seguida, aparecem questões como falta de informações sobre atividades que podem ser realizadas no local (15%) e falta de informações sobre esse tipo de parque (13%).

A coleta dos dados aconteceu entre os dias 8 e 29 de julho de 2021 em 10 regiões metropolitanas. Foram realizadas 1.541 entrevistas com margem de erro total de 2,5 pontos percentuais. (Com informações do Amazonas Atual).

Chapada News

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

CHAPADA: Família de paciente de Seabra, internado em estado grave em Iraquara, clama por urgência na Regulação do SUS.

A família de Jardel Noroel Mendes, de 35 anos, morador da cidade de Seabra, pede …