CN

Pesquisar

Chapada: Parto humanizado em Itaetê é destaque durante congresso realizado em Brasília

O município de Itaetê, na Chapada Diamantina, apresentou o procedimento de ‘parto humanizado’ durante o XXXV Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde – 16º Mostra Brasil aqui tem SUS, que acontece em Brasília. A prática, que respeita às vontades e natureza da gestante, se tornou destaque na Bahia e ganhou os holofotes da mídia baiana. Nesta quarta-feira (3), o relatório da enfermeira obstétrica do município, Grazielle Crisóstomo, intitulado como ‘Pré Natal: condição fundamental para um parto saudável ao Binômio’, foi selecionado como uma das experiências exitosas do Estado.

“Gratidão é a palavra. É indescritível está em um espaço como este, mostrando como construímos o SUS [Sistema Único de Saúde] que sonhamos e que está em nossas mãos construí-lo. É um processo árduo, mas sem dúvida também muito prazeroso, principalmente quando começamos a colher os frutos. Bom poder representar a obstetrícia de minha Bahia, meu Nordeste e agora também um pouco da minha Itaetê”, disse a enfermeira.

Mais de 200 crianças já vieram ao mundo de parto humanizado no Hospital Municipal de Itaetê, desde o começo de 2017 na nova gestão do município. “Os itaeteenses não nasciam na cidade, as mães tinham que ser encaminhadas para outros municípios. Hoje sentimos uma alegria enorme em ver os filhos da terra nascendo aqui no hospital. A nossa gestão é humana e resolvemos levar isso também para o parto, oferecendo o melhor para bebês e mamães”, disse o prefeito de Itaetê, Valdes Brito (PT).

Segundo a secretária de Saúde do município, Clézia Ribeiro, o procedimento segue todas as boas práticas de parto e nascimento preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Permitimos às mulheres menos tempo internadas, o que diminui o risco de infecção, não há cortes, melhora o vínculo com o bebê e envolve a família”, explicou.

 

 

 

 

Fonte: Jornal da Chapada 

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo