CN

Pesquisar

Chapada: Piatã tem inauguração de Canil Municipal (referencia na Região), Posto de Saúde e Escola.

Canil municipal,

A cidade de Piatã, na Chapada Diamantina, inaugurou neste sábado (07) um canil municipal, um posto de saúde e uma unidade escolar, estruturas feitas pelo prefeito Marcos Paulo (PDT).

O canil denominado ‘Cão Sem Dono”, é uma estrutura preparada para receber animais de ruas, com foco na castração. Conta hoje com 26 baias, espaço de banho e tosa e área de passeio e banho de sol para os animais. Além de um sistema de monitoramento por câmeras feito em tempo real que ajuda a evitar abandono e possibilita monitorar as atividades do canil.

Essa obra é mais uma grande conquista do Prefeito Marcos Paulo (PDT), considerando que cidades bem maiores que Piatã ainda não construíram estrutura semelhante, apesar da imensa necessidade. O Gestor clama aos demais gestores da região para fazer algo mais pelos animais abandonados, dando-lhe mais dignidade, cuidando e doando para que tenham um lar.

“Também é saúde pública. Cachorro abandonado tem a lechimaniose que passa para as pessoas e pode levar até a morte, então você não está cuidando só dos cachorros, mas também da saúde pública do município, acho que nossa ação como gestor é cuidar de tudo e também dos animaizinhos abandonados”, reforçou o Prefeito.

Canil municipal,

Esse é um projeto 100% idealizado pela Primeira-dama Ludimila Alcântara que após observar um crescente aumento da população canina nas ruas, abandonados, resgatava muitos deles para sua própria casa e na casa de sua mãe, mas foi ficando sem espaço. Então ela percebeu que era preciso focar na castração. Apesar de resgatar muitos cães em situação vulnerável, como queimados, atropelados, o objetivo principal era castrar as cadelas.

“A gente entendeu que castrando as cadelas de rua, elas não vão se multiplicar. Então fizemos o mutirão com o castramóvel, já fazemos a castração com nossos veterinários daqui e agora com o canil pronto a gente vai intensificar, aumentar esse número de castrações porque é a única forma de evitar esses animais na rua”, reforçou a primeira-dama Ludimila.

Inauguração posto de saude Nair Figueiredo de Macedo, comunidade Cruzes

Além do canil já pronto, tem uma segunda etapa da estrutura, em construção que será o setor da área administrativa e também servirá para atender não só os cães, mas vários outros animais. É onde terá um veterinário de plantão, atendendo diariamente. Além disso, terá um espaço reservado para cães recém-chegados ficarem em ‘quarentena’ antes de serem colocados nas baias do canil, juntos com outros cães.

Foto: Ex vice prefeito Adercio

Neste mesmo dia, sábado (07), o Prefeito inaugurou também o posto de saúde Nair Figueiredo de Macedo na ‘comunidade Cruzes’. O posto recebeu esse nome em homenagem à avó do ex-vice-prefeito Adércio Macedo. Essa unidade tende a implementar a saúde da cidade e reforçar o Sistema Único de Saúde (SUS).

Inauguração do Centro Educacional Rosalina de Novais | Foto: Divulgação

E seguindo a agenda de inaugurações, Marcos Paulo, encerrou o dia entregando O Centro Educacional Rosalina para a ‘comunidade do Rela’. De acordo com o prefeito, o local sempre foi esquecido pelo poder público, algo que para ele “comprova que o político não precisa ser um grande técnico, um grande administrador, porque para isso a gente encontra muitos, mas um bom gestor precisa mesmo é gostar de gente, gostar das pessoas”, ressaltou.

Inauguração do Centro Educacional Rosalina de Novais | Foto: Divulgação

Marcos Paulo ainda falou sobre o projeto de construção da escola na gestão de Edwilson de Oliveira: “Esta escola foi Ed quem fez, não foi Marcos Paulo. E quando Ed resolveu fazê-la em um local esquecido pela gestão pública, ele disse: vamos fazer por que quem está lá, merece. Isso é gostar de gente” finalizou Marcos. Veja o vídeo:

https://youtu.be/PYIz7zwJMQg

Chapada News

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo