Turistas que visitaram RIO DE CONTAS no período junino não levaram na bagagem uma boa impressão de alguns pontos turísticos, como a Ponte do Coronel e a Cachoeira do Fraga. O Fraga, inclusive, é um dos cartões postais mais conhecidos e fotografados do município.
” No fim de semana do São João levei alguns clientes no Fraga, eles ficaram horrorizados com o descaso do Poder Público, no que se refere à manutenção do local. A começar pelo acesso: estradas ruins, quase inacessíveis, no ponto da Curriola, por exemplo, não está subindo carro. Há também muito lixo acumulado nos pontos de coleta e ao longo do percurso”, relata Orlando Santos, Guia de Visitantes, há mais de 20 anos.
Sane Azevedo, visitou Rio de Contas pela primeira vez, ela ficou encantada com o potencial turístico da cidade. “Belezas naturais deslumbrantes, valor histórico muito rico e povo acolhedor. Porém, fiquei surpresa com locais de turismo pouco cuidados: lixo no caminho da cachoeira, falta de lixeiras, estradas de difícil acesso e sem conservação”, pontua.
Tilú Reis, Guia de Turismo, diz que a falta de manutenção nas trilhas não é um problema recente. “Quanto menos se cuida, mais se agrava. Acho que deveria ter mais políticas públicas para a limpeza nas áreas turísticas, na cidade já existe uma programação para a recolha do lixo. Nos pontos turísticos não há um planejamento, nem uma coleta em dias específicos”, analisa.
Segundo Tilú, a prefeitura deveria investir em campanhas para educar e conscientizar a população para não descartar lixo nas trilhas. ” Os condutores de turismo e operadores de bares e restaurantes desses pontos turísticos também deveriam contribuir com a manutenção e a limpeza, no entanto, a responsabilidade maior para manter esses espaços limpos e conservados é do Poder Público”.
O secretário de Turismo Cícero Maia rebate as críticas: “A gente tem feito a coleta do lixo e limpezas constantes na Ponte do Coronel e no Fraga. Fazemos a roçagem do mato há cada quatro meses, que é o tempo recomendado. As pessoas que exploram comercialmente esses pontos precisam tomar consciência, que também são responsáveis pela manutenção desses locais”.
Fonte: Em Pauta News