CN

Pesquisar

Chapada: População de Irecê passará a contar com unidade de oncologia a partir de setembro

A população de Irecê e região, passará a contar com serviço de quimioterapia a partir de setembro, com a conclusão de uma das etapas de reforma e ampliação do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) instalada no município. O serviço integrará a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, que até o final do ano deve passar a contar também com radioterapia.

Apenas nas obras, o Governo do Estado está investindo cerca de R$27 milhões. Segundo a secretária estadual Adélia Pinheiro, que esteve nesta sexta-feira (5), vistoriando as obras, além do início do funcionamento da quimioterapia em setembro, no mês de outubro deve ser entregue uma outra etapa da ampliação do hospital. “Serão mais 90 leitos de enfermaria e mais 15 leitos intensivos neonatais. Isso tudo significa ampliar a capacidade de assistência aos baianos e baianas, que não precisarão se deslocar para ter o tratamento adequado”, afirma Adélia Pinheiro.

A reforma e ampliação ainda contemplará outras áreas do hospital como centro cirúrgico, emergência, internação pediátrica e banco de leite. “O Governo do Estado tem ampliado e descentralizado serviços de alta complexidade e na região de Irecê não é diferente”, afirma a secretária.

Referência em serviços de saúde de média e alta complexidade para mais de 700 mil habitantes de 38 municípios, o Hospital Regional Mário Dourado Sobrinho presta atendimento de urgência e emergência nas áreas de cirurgia geral, clínica médica, obstetrícia, ortopedia/traumatologia, bucomaxilofacial e pediatria.

O complexo dispõe atualmente de 120 leitos, distribuídos em cirurgia geral; clínica médica, obstétrica e pediátrica; Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e pediátrica e unidade intermediária neonatal. Realiza ainda diversos exames como endoscopia; mamografia; ultrassonografia; tomografia; raio x e eletrocardiograma.

Mutirão de Cirurgias
Ainda em Irecê, a secretária Adélia Pinheiro foi conferir uma das unidades de saúde que está realizando atendimentos dentro do Mutirão de Cirurgias.

“Essa é uma estratégia da Sesab que visa zerar a fila de procedimentos cirúrgicos eletivos que ficaram represados durante a fase mais crítica da pandemia de Covid-19. Agora que podemos mobilizar os serviços de saúde, nós estamos com o mutirão”, explica Adélia Pinheiro.

Somente no hospital visitado pela secretária foram realizadas 2.700 cirurgias nas especialidades de oftalmologia, ginecologia, urologia e cirurgia geral. A pretensão é que nas próximas semanas sejam realizados mais 1.000 procedimentos.

Policlínica Regional de Saúde
Inaugurada em dezembro de 2017, a Policlínica Regional de Saúde, instalada em Irecê, já realizou cerca de 277 mil procedimentos em pacientes dos 24 municípios consorciados. A satisfação dos pacientes pode ser constatada pela secretária Adélia Pinheiro que também verificou o funcionamento da unidade durante sua visita ao município, quando esteve acompanhada pelo prefeito Elmo Vaz.

Chapada News.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo