quinta-feira ,8 dezembro 2022
Página Inicial / Noticias / CHAPADA: Prefeitos de Mucugê e Ibicoara discutem consolidação de Vitória da Conquista como Portal de entrada da Chapada Diamantina

CHAPADA: Prefeitos de Mucugê e Ibicoara discutem consolidação de Vitória da Conquista como Portal de entrada da Chapada Diamantina

A proposta de união dos municípios da Chapada Diamantina com Vitória da Conquista com vistas ao impulsionamento do turismo na região, foi discutida pelos prefeitos de Mucugê, Ana Medrado (DEM), e de Ibicoara, Gilmadson Cruz de Melo (PSC), em reunião na quarta-feira (23), com o intuito de consolidar Vitória da Conquista como portal de entrada da Chapada Diamantina. A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (DEM), também esteve presente.

A proposta, apresentada pelo consultor de turismo, Sérgio Magalhães, estabelece a criação de um hub turístico em Vitória da Conquista, que funcionará como um fio condutor para facilitar o acesso entre os municípios e viabilizar, sobretudo, negócios em diversas áreas.

“Tendo em vista sua estrutura de aeroporto, hotéis e restaurantes, além dos serviços que a cidade oferece, vemos que a participação de Conquista é algo crucial neste salto turístico do interior da Bahia. Todas as cidades sairão ganhando”, destacou Sérgio.

De acordo com Sérgio Magalhães, consultor de Turismo para o município de Ibicoara e Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Mucugê, tudo começou com a elaboração dos Planos Municipais de Desenvolvimento do Turismo dos Municípios de Ituaçu, Barra da Estiva, Mucugê e Ibicoara e assim surgiu a demanda de termos um HUB turístico que pudesse atender aos municípios do Centro-sul da Chapada Diamantina.

“Ganham os Municípios, mas sobretudo ganha o turista, menos horas de veículo, mais turismo de experiência, mais atrativos naturais, mais rotas de charme, mais tempo em contato com a natureza e menor gasto financeiro”; afirma Sérgio Magalhães

Para a prefeita de Mucugê, Ana Medrado, a visita foi o primeiro passo para a consolidação de um novo ciclo do turismo na região. “Temos inúmeras belezas na Chapada Diamantina que ainda são pouco conhecidas pelo público em geral. Esta união será fundamental para implantar este eixo de turismo para o bem de toda a região”, disse Ana.

O prefeito de Ibicoara, Gilmadson Cruz, salientou a importância da parceria firmada no encontro de hoje. “Temos Vitória da Conquista como nossa capital. Este momento é um divisor de águas para o turismo da Chapada Diamantina e da Bahia”, declarou ele. O Início das atividades do HUB e da Porta de Entrada para a Chapada Diamantina está prevista para 1º de maio.

Além das autoridades, também participaram da reunião, assessores das prefeituras de Mucugê e Ibicoara, o assessor especial da prefeita, Marcelo Melo, os secretários municipais de cultura, esporte, turismo e lazer, Xangai e de desenvolvimento econômico, Marcos Ferreira.

Os passos adiante para concretude do HUB Turístico são:
– Assinatura da Carta de Intenção,
– Convencimento dos demais 13 Municípios da Chapada Diamantina,
– Assinatura do Termo de Cooperação Intermunicipal,
– Apresentação da proposta final com rateio de investimentos por Município,
– Definição das Iniciativas Privadas cooperadas do HUB Turístico por localidade,
– Definição dos PARCEIROS do Hub Turístico em Vitória da Conquista,
– Apresentação dos CUSTOS de Investimento no Marketing Turístico das Rotas CentroSul
da Chapada Diamantina, – Gestão Técnica do HUB, Publicidade e Propaganda,
– Comercialização do Destino,
– Assinatura dos desembolsos por localidade com cronograma de pagamento,
– Lançamento em Vitória da Conquista e em cada Município cooperador do HUB Turístico.
Chapada News com informações da Ascom/HUB.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

MUNDO: Após tentativa de golpe, vice de Pedro Castillo, Dina Boluarte, assume presidência do Peru

Dina Boluarte, ex-vice-presidente da chapa de Pedro Castillo, assumiu a presidência do Peru nesta quarta-feira …