segunda-feira ,28 novembro 2022
Página Inicial / Educação / CHAPADA: Primeira simulação da ONU para estudantes da rede estadual da Chapada Diamantina é realizada pelo ChapaMUN

CHAPADA: Primeira simulação da ONU para estudantes da rede estadual da Chapada Diamantina é realizada pelo ChapaMUN

Nos dias 3, 4 e 5 de novembro, aconteceu a 1ª edição do Chapada Diamantina Model United Nations (ChapaMUN), no município chapadeiro de Seabra. Uma simulação inspirada nas reuniões dos comitês da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada por estudantes secundários e universitários de vários países do mundo. Ocorrem por meio de encontros em que as delegações lidam com a resolução de conflitos e negociações diplomáticas, exercendo dinâmicas de grupo e, sobretudo, desenvolvendo a oratória.

Nessa simulação, que antes só acontecia em colégios particulares e militares, foi possível trazer estudantes de escolas estaduais de várias cidades da Chapada Diamantina, como Piatã, Palmeiras, Novo Horizonte, Ibitiara, Abaíra, Barra da Estiva entre outros. No total foram 92 estudantes, sendo 68 atuando como Delegações de países e 24 organizando o evento, fazendo com que o protagonismo fosse apenas do estudante.

Os estudantes compuseram três comitês: 1 – Conferência de Washington 2022 – A Reavaliação do Tratado da Antártida. 2 – Conselho de Segurança Das Nações Unidas – Blocos Nucleares: a distribuição de países em blocos como prevenção à guerra. 3 – Agência de Comunicação: Que tinha como objetivo colher e disseminar as informações que eram discutidas nos comitês.

Promovido pela Núcleo Territorial de Educação 03 em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia e da ONG SocializaMUN, especializada em simulações, o ChapaMun foi idealizado por Hiago Nunes Ribeiro, que teve a ideia, criou o projeto e apresentou à Secretaria de Educação do Estado, que aderiu à ideia de Hiago, transformou em política pública, passando então a ser bem cultural do Governo do Estado.

Hiago Nunes Ribeiro, além de idealizador/fundador do ChapaMUN, também está Presidente do Grêmio Estudantil Castro Alves do Colégio Estadual De Seabra e ainda é o Líder Estudantil do Território da Chapada Diamantina, pelo NTE3. E fala com entusiasmo sobre o evento:

“Foi uma experiência única! Eu recebi tantos elogios, estudantes dizendo que mudamos a vida deles, que se encontraram. Essa 1ª edição do ChapaMUN, exclusiva apenas para estudantes da Chapada, deu a oportunidade para que os jovens debatessem problemas globais, atuando como diplomatas de países no posicionamento oficial da delegação, como forma de incentivar o debate político e a diplomacia no ensino”, conclui o idealizador e fundador do ChapaMUN, Hiago Ribeiro.

Chapada News

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

CHAPADA: Stefano Cortese e as cantoras Nina Neder e Ana Salvagni combinam músicas de diversas culturas no concerto ‘A lenda do pianista do Capão’

O concerto de piano solo ‘A lenda do pianista do Capão’, com o músico italiano …