CN

Pesquisar

CHAPADA: Produção de cana-de-açúcar e do azeite de oliva na Chapada Diamantina é retratada em série de três episódios

O Programa Estação do Saber – Projeto Conexões, apresentou na última sexta-feira (18), a produção de azeite de oliva e da cana-de-açúcar com a fabricação de seus derivados. A série, dividida em três episódios, mostra as belezas naturais de cidades como Rio de Contas, Mucugê, Seabra, Lençóis e Piatã com a cadeia produtiva agrícola das localidades.

Segundo o coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os Centros Integrados de Educação (CIE), Robson Costa, a edição é uma forma de levar com leveza aos estudantes temas como turismo, empreendedorismo, agroecologia, economia e costumes do povo baiano.

“Mostramos a produção, economia e cultura de cada município e isso aumenta a sensação de pertencimento aos nossos estudantes, além de ampliar os horizontes com debates de temas variados. O programa fez um apanhado, um olhar sobre uma região de um povo repleto de histórias”, ressaltou.

Publicidade

Na Fazenda Vaccaro, localizada em Rio de Contas, foi mostrado “o caminho da cana”, com imagens da colheita, moagem, uso do farelo para compostagem e alimentação do gado e a separação da parte líquida para o beneficiamento do álcool e da cachaça, que é feita em alambique.

Já na Fazenda das Oliveiras, no mesmo município, foi apresentada a produção orgânica do Azeite Rio de Contas, que conquistou em 2021 a Medalha de Ouro no concurso internacional Olio Nuovo Days de Paris. Além da produção, o programa debateu a Agroecologia, incluindo formas de cobertura de solo, biocalda e uso da água.

Chapada News com informações Radio Portal Sudoeste

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo