CN

Pesquisar

CHAPADA: Produção de vinho, queijos e embutidos se destacam na Chapada Diamantina

A Região da Chapada Diamantina vem se destacando nas produções de vinho, queijo e embutidos. Apenas uma das quatros vinícolas em funcionamento na região de Morro do Chapéu pretende colocar no mercado cerca de 300 mil garrafas de vinhos finos em 2024.

Além disso, investimento mais ambicioso na região foi a inauguração, em março, da vinícola Uvva, Cepas Diamantinas, no município baiano de Mucugê, cuja proposta é produzir vinhos de primeira linha.

Outros empreendimentos de uva também se destacam na Chapada. A Vinícola Vaz, em Morro do Chapéu, com capacidade atual para produzir até cinco mil litros por safra. E a Vinícola Reconvexo, propriedade menor, também em Morro do Chapéu, com uma pequena adega, que vem atraindo muitos visitantes.

Mas a produção de vinhos não está sozinha na Chapada Diamantina. Para começar, há os outros produtos obtidos da uva. A Cooperativa Vinícola da Chapada Diamantina (Coovichad) orienta a produção de sucos, vinagre e passas.

Publicidade

E há muitos outros produtos sofisticados, com destaque para os queijos, embutidos e defumados de alto padrão, com métodos artesanais, com clima que propicia a criação de vacas leiteiras.

Existe fábricas de embutidos que usam as sobras das peças de carne de carneiro que se transformam em embutidos: são mais de 30 produtos, incluindo linguiças temperadas com sal, ervas e toucinho.

Outro produto de sucesso são os queijos da Chapada Diamantina. Existem produção de queijos finos, queijo cura, queijo fino com rapadura e em destaque a Queijaria Sincorá da Serra, no município de Ibicoara, que já ganhou premiações. Preparado com lei de vaca cru, o queijo, curado, tem consistência macia e clara por dentro e uma camada firme e amarelada por fora, com sabor encorpado e marcante.

Chapada News com base no texto do Sebrae

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo