quinta-feira ,29 setembro 2022
Página Inicial / Economia / Chapada: Produtos de cooperativa de Várzea Nova são apresentados na sede da CAR em Salvador

Chapada: Produtos de cooperativa de Várzea Nova são apresentados na sede da CAR em Salvador

O corpo funcional, dirigentes e equipes técnicas da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tiveram a oportunidade, nesta terça-feira (6), de conhecer novos produtos da Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló e Região (Coopag), com sede no município de Várzea Nova, na Chapada Diamantina.

Foram apresentados produtos como os novos iogurtes especiais de maracujá e licuri cozido e ricota fresca sem sal, queijos condimentados e o minas frescal. De acordo com o gestor Comercial da Coopag, Fred Jordão, esse foi um momento de celebração para a agricultura familiar do território Piemonte da Diamantina e de compartilhar o sucesso, plantado há alguns anos, com muitas expectativas e envolvimento de muitos parceiros, entre eles o Estado da Bahia.

“A gente vem para comungar de um momento de degustação de produtos, que são resultado do que plantamos lá atrás. O principal é a base produtiva, é o agricultor familiar, e o crescimento da Coopag é reflexo disso, do impacto na economia, na vida dos agricultores familiares. A gente percebe, na prática, essa melhoria de renda. Pessoas que hoje conseguem comprar uma moto, educar melhor seus filhos, dar uma roupa melhor para seus filhos e isso não tem preço que pague e é o principal objetivo, sem dúvida nenhuma, da CAR/SDR, do Estado e também da Coopag”.

O gestor comercial da Coopag destacou que apesar desses resultados positivos, a cooperativa segue em frente, com a disposição de enfrentar os desafios que vierem, tomando como experiência os erros e os acertos, no sentido de crescimento, de avançar mais para oferecer os produtos em todo o território baiano.

Atualmente, o leite beneficiado pela Coopag é entregue por 120 agricultores e agricultoras, mas a atividade envolve, no total, cerca de 400 famílias, tanto com a mão de obra da família, do vaqueiro, do que entrega o leite na agroindústria, das pessoas que beneficiam, que vendem e que entregam. A cooperativa já atua há mais de 20 anos com uma linha de alimentos de qualidade e sabores inovadores.

Entre os parceiros da Coopag estão também outras cooperativas e associações da agricultura familiar da Bahia, que possibilitam a oferta de produtos como os iogurtes especiais de licuri, umbu, café e abacaxi, e também os de ameixa, coco, salada de frutas e morango e bebidas lácteas de ameixa e morango. Em breve será lançado o iogurte de maracujá. A cooperativa tem ainda em seu portifólio de produtos os queijos: mussarela, coalho, lanche, minas frescal, ricota e os condimentados, além da manteiga, entre outros. Os produtos são comercializados em rede de mercados como a Cesta do Povo e, em breve, a cooperativa irá lançar o pão de queijo.

A Coopag, nos últimos anos, recebeu investimentos do Estado da Bahia, por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela SDR/CAR, de cerca de R$ 4 milhões, destinados à qualificação da agroindústria, aquisição de máquinas e equipamentos, assistência técnica e extensão rural (ATER), apoio à gestão e à comercialização, entre outras ações.

CN com informações da COOPAG.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Oliveira dos Brejinhos: PRF apreende caminhão transportando carga ilegal de madeira nativa

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreendeu na noite dessa segunda-feira (26), uma carga de madeira nativa …