CN

Pesquisar

Chapada: Profissionais da Maternidade Frei Justo atualizam conhecimentos para manter a excelência na assistência ao recém- nascido

Os cuidados imediatos prestados ao recém-nascido são essenciais e profissionais capacitados refletem de maneira positiva na assistência.

Buscando ampliar a assistência resolutiva, aliada à qualidade e humanização, a direção da Maternidade Frei Justo – Unidade 100% SUS do Governo da Bahia, com gestão Fabamed – promoveu na segunda-feira, 27, mais uma capacitação, desta vez, abordando a temática: ‘Práticas assistenciais ao recém-nascido de alto risco em sala de parto’.

Dra. Juciane Guimarães, gerente de Educação Permanente, responsável pelo curso, destacou que o objetivo da capacitação foi atualizar os conhecimentos da equipe e intensificar o cuidado aos recém-nascidos.

“É essencial garantir que os recém-nascidos recebam os melhores cuidados possíveis e o governo da Bahia tem investido também na assistência materno-infantil para assegurar às futuras mamães um ambiente acolhedor e seguro. Alinhado a  esse pensamento  do Governo da Bahia,  a  direção da Fabamed mantém o olhar voltado para o atendimento eficiente, então,  tem buscado  investir na qualificação das práticas de gestão com capacitações porque a  atenção ao recém-nascido precisa  oferecer as melhores práticas de manuseio, considerando suas características fisiológicas e a necessidade de  proteger e prevenir possíveis sequelas nas áreas do desenvolvimento motor, afetivo e sensorial”, afirmou.

A capacitação voltada para a equipe de enfermagem contou ainda com a participação de dona Hilda Rosa dos Santos, 84 anos, conhecida no município de Seabra por realizar mais de 5 mil partos em 50 anos atuando como parteira.

“Quero agradecer a participação e envolvimento de todos, em especial, de dona Hilda Rosa que através de seus relatos, compartilhou conosco os desafios enfrentados quando precisava acessar a zona rural, cruzando rios e serras para atender a população de Seabra e região; a exemplo do parto que fez de quadrigêmeos, quando a parturiente acreditava se tratar de uma gestação gemelar.  São tantos os relatos de dona Hilda que sua história deveria ser registrada em um livro”, disse Juciane Guimarães, enfermeira, mestra e doutora ICS/UFBA.

A direção da Fabamed tem investido em treinamentos por acreditar que profissionais capacitados são essenciais para manter uma assistência efetiva e com qualidade.

“Profissionais capacitados são de fundamental importância para ajudar na recuperação dos pacientes. E essas capacitações/cursos contribuem de maneira satisfatória na atualização científica e acadêmica dos profissionais, refletindo assim, na atuação consciente e segura da equipe e na assistência ao paciente”, avaliou Jose Saturnino Rodrigues – presidente da Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde – Fabamed.

A coordenadora de enfermagem da maternidade, Roberta Lemos, avaliou a capacitação como positiva e na ocasião, apresentou os setores da Unidade  a dona Hilda que ficou impressionada com a infraestrutura e qualidade da maternidade. “Essa capacitação veio pra somar porque o profissional deve estar preparado para realizar bem seu trabalho e ter dona Hilda aqui enriqueceu ainda mais nosso encontro”, avaliou a coordenadora.

Dona Hilda Rosa agradeceu o convite lembrando que o amor pela profissão é o principal para tudo dar certo. “Agradeço aos organizadores do evento, foi muito especial compartilhar minhas experiências e receber informações e principalmente o carinho e atenção de todos que trabalham aqui; parabéns a todos que fazem parte desse lindo projeto que é a Maternidade Frei Justo”, disse emocionada.

Maternidade Frei Justo Venture – A unidade é referência para 11 municípios da região da Chapada Diamantina: Abaíra, Boninal, Ibitiara, Iraquara, Lençóis, Mucugê, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Seabra e Souto Soares. Possui 35 leitos, distribuídos entre obstétricos (12), gestação de alto risco (8) e Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal do tipo canguru e convencional.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo