CN

Pesquisar

Chapada: Projeto Arca constrói primeiro Espaço de Cultura em Palmeiras

Projeto Arca constrói primeiro Espaço de Cultura em Palmeiras

O local fica no bairro Jason Alves (Casinhas) e vai beneficiar crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social.

Entre 2007 e 2008, o sociólogo e jornalista suíço Rico Wüest teve a iniciativa de criar o projeto Arte e Capoeira (Arca) em parceria com o Grupo Ambientalista de Palmeiras(Gap). Na época, diversas atividades foram oferecidas: capoeira, percussão e dança. Elas beneficiaram mais de 80 crianças e 30 adultos. Em 2008, a iniciativa recebeu a chancela dePonto de Cultura, concedida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia/MINC.

Devido à falta de uma sede para desenvolver as atividades em Palmeiras, Rico começou a procurar lugares para criar o seu próprio espaço. Há três anos, por meio de uma parceria entre a Associação Comunitária Murundu e a Arca, a PrefeituraMunicipal de Palmeiras fez a doação doterreno no bairro Jason Alves(Casinhas),onde vivem crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social. “A gente sonhou em ter um espaço próprio para o projeto Arca. Na realidade, a gente quer chamar futuramente de Espaço Arca, porque aqui dentro vão acontecer vários projetos: de capoeira, de combate àviolência contra mulher, entre outros’’, comenta Rico.

A pandemia, porém, tem atrasado a obra: há falta de material e atrasos nas entregas: “Subiu muito os preços dos materiais, os prazos ficaram muito mais longos, estão atrasando as entregas, com isso atrasa o adiantamento do serviço’’, lamenta.

Segundo Rico, o recurso para construir o espaço vem todo da Europa. Pais, parentes e amigos doam dinheiro para apoiar a associação na Suíça, e os valores são transferidos para o Brasil. “O dinheiro vem de pessoas que me conhecem pessoalmente. Elas estão acreditando nesse projeto”.

Quem desejar conhecer o trabalho realizado por Rico Wüest e contribuir com a iniciativa, pode acessar os links a seguir:

Página da Arca no Instagram: https://instagram.com/projekt.arca?igshid=1awxtpajez18r

Site da Escola Murundu:

https://www.associacaomurundu.com.br/arca

Contatos para doação:

https://linktr.ee/associacaomurundu

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo