CN

Pesquisar

Chapada: Rede hoteleira registra alta taxa de ocupação durante o Carnaval

O ecoturismo é o grande foco de Lençóis, ponto de partida para muitos passeios – Morro do Pai Inácio, grutas Pratinha e Lapa Doce, poços Azul e Encantado e cachoeiras como Ribeirão do Meio, dentre outros. A cidade atrai turistas de todo o mundo e preserva um casario de estilo colonial datado do século XIX que remonta ao tempo em que era conhecida como Capital do Diamante.

Tais atrativos serviram de chamariz para turistas que preenchem 95% dos leitos de hotéis e pousadas de Lençóis, segundo o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Dioclides Araújo: “Recebemos principalmente pessoas que querem fugir do Carnaval”. A demanda encheu por completo hotéis como o Portal de Lençóis, que recebe entre os hóspedes o soteropolitano José Carlos Fontes, em viagem com a família. “Moro no circuito Barra-Ondina e hoje fujo do Carnaval. Esse lugar é um paraíso. Tem passeios para todos os gostos e bons restaurantes. Já fui ao Ribeirão do Meio e ao Mucugezinho”.

Alta taxa de ocupação dos meios de hospedagem também foi conseguida em Mucugê, onde a maioria dos hotéis e pousadas alcançou o patamar de 100%. Um deles é o Hotel Alpina. “Temos hóspedes baianos, mas cerca de 25% das reservas é de visitantes de outros estados, como Pernambuco, Piauí e Sergipe”, registra a proprietária Ângela Pina.

Boa pedida para os visitantes é conhecer o Museu Vivo do Garimpo, que lembra a história da exploração de ouro e pedras preciosas e o projeto Sempre Viva – focado na educação ambiental e ponto de partida para trilhas leves, com guiamento para as cachoeiras da Piabinha e do Tiburtino. Também vale esticar o passeio para visitar Igatu, distrito de Andaraí, município vizinho. Conhecida como a Machu Picchu baiana, a vila é o destino perfeito para quem gosta de história e praticantes de escalada.

Em Palmeiras, a festa é pequena e restrita à sede do município. Mas o destaque é o Vale do Capão, indicado para quem deseja descansar e/ou se aventurar em contato com a natureza. Entre os visitantes que buscam, principalmente, fugir da folia, estão baianos de Salvador e paulistas, cariocas, mineiros e sergipanos.

A administração municipal estima em 40 mil o fluxo turístico neste Carnaval. Hotéis e pousadas têm ocupação de 100%, e a oferta de vagas foi ampliada com o aluguel de casas. Entre os principais atrativos de Palmeiras está a Cachoeira da Fumaça, queda d’água com 360 metros.

Fonte: Ascom/Secretaria de Turismo do Estado (Setur)

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo