CN

Pesquisar

Chapada: Sintepav-BA realiza assembleias com trabalhadores de parques eólicos de Seabra, Boninal, Novo Horizonte e Ibitiara

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial da Bahia (Sintepav-BA) realizou assembleias nesta quarta-feira (26) e na última terça-feira (25) com os funcionários dos parques eólicos da região da Chapada Diamantina, nos municípios de Seabra, Boninal, Novo Horizonte e Ibitiara. Mais de 400 operários estão envolvidos nessas construções.

Nos encontros, o presidente do sindicato, Irailson Warneaux, o Gazo, e demais dirigentes vão apresentar os resultados das negociações dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT), entre eles a reivindicação de obter a Participação nos Lucros ou Resultados (PLR). Durante a assembleia, também será discutida a conjuntura política e econômica do país neste final de ano, além de iniciar o debate sobre a pauta da Campanha Salarial 2023.

Irailson Gazo tem se dedicado neste mês a realizar assembleias por todo o estado com trabalhadores da indústria pesada. Na última semana, esteve em Juazeiro, onde se reuniu com funcionários que estão construindo o complexo solar Futura I. Depois, passou por Umburanas, Ourolândia, Xique-Xique e Gentio do Ouro, onde visitou operários de parques eólicos.

A Chapada Diamantina é pioneira na Bahia em produção de energia a partir de geradores eólicos. Em 2012, a empresa Desenvix Bahia inaugurou complexos eólicos em Seabra e Novo Horizonte. O setor vai continuar gerando empregos para moradores da região, já que a empresa argentina Pan American já anunciou que pretende construir em Novo Horizonte, Boninal e Ibitiara um novo complexo, com investimento de R$ 3,3 bilhões.

Segundo estudos da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o índice de desenvolvimento humano de cidades que recebem projetos eólicos mostram crescimento médio 20% superior em comparação aos demais.

Conforme levantamento da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), o Brasil, segundo dados, é o segundo lugar entre os países com maior número de vagas de emprego em energias renováveis. O relatório anual divulgado pela entidade mostrou que o país fica atrás apenas da China. Atualmente, no Brasil, há 1,158 milhão de empregos em energias renováveis, enquanto a China tem 4,361 milhões.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo