CN

Pesquisar

CHAPADA: Soro antiveneno contra picadas de cobras e escorpião está com baixo estoque; alerta a prefeitura de Itaetê.

FOTO: Divulgação

A prefeitura de Itaetê, na Chapada Diamantina, comunicou, por meio das redes sociais, que o abastecimento de soros antivenenos na Bahia se encontra comprometida. Por esse motivo, a gestão pede para a população evitar zonas e regiões com maior risco de acidentes com animais peçonhentos, especialmente cobras venenosas e escorpiões.

De acordo com o Ministério da Saúde, os quantitativos disponíveis de ambos os imunobiológicos estão reduzidos e está sendo aguardada nova remessa de lotes do SAEl pelo laboratório produtor.

Essa baixa de soro antivenenos não ocorre só em Itetê, mas Paramirim também publicou comunidade no mesmo padrão em 20 de março.

O comunicado alerta que os estoques em abixa se refere, especialmente aos soros antielapídico (coral verdadeira) e anticrotálico (cascavel, boicininga).

“Diante da situação, orientamos para que as pessoas evitem zonas e regiões com maior risco a acidentes com animais peçonhentos, e um cuidado ainda maior com cobras venenosas e também com escorpiões Tityus serrulatus (escorpião – amarelo)”, reforça a nota.

Chapada News

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo