sábado ,18 setembro 2021
Página Inicial / Educação / Chapada: Souto Soares é o município com mais tempo sem casos de Covid-19 no estado. Aulas devem começar em setembro.

Chapada: Souto Soares é o município com mais tempo sem casos de Covid-19 no estado. Aulas devem começar em setembro.

Nesta terça-feira (10), a Secretaria de Saúde do Estado informou que o município com mais tempo sem casos ativos de Covid-19 foi Souto Soares, na Chapada Diamantina. A cidade estava há 31 dias sem registros novos da doença. Em entrevista ao Jornal do Meio Dia na rádio Nova FM de Seabra, o Secretário de Saúde do município, Vagno Sousa, falou sobre as ações que o município vem realizando nos últimos meses.

Segundo o Secretário de Saúde, o município vem adotando medidas de segurança contra a covid-19 desde o início da pandemia. São medidas constantes, mantendo um centro de covid funcionando todos os dias, teste “Swab” (RT-PCR), realizados diariamente, além dos testes rápidos, higienização das praças públicas e feiras livres, uso de carros de som com divulgação sobre medidas de segurança, além de um programa semanal na rádio com informações sobre as medidas de proteção, tanto individual, quanto coletiva. Inclusive com preocupação numa possível terceira onda, se a variante Delta acaso se aproximar da Chapada Diamantina. “O Município vem a todo momento com ações que possa contribui com o combate à covid-19”, reforça Vagno Sousa.

Outro reforço que pode justificar a não incidência de casos de covid-19 a mais de 30 dias na cidade, pode ser a vacinação que segue um ritmo considerado muito bom. “Temos uma população alvo, preconizada pelo Ministério da Saúde que é acima de 18 anos de 12 mil pessoas no Município, e nós temos como primeira dose 8.565 já vacinadas, e segunda dose 3.937 pessoas. Isso dá um percentual de 1ª dose de 71,3% da população vacinada e segunda dose, com esquema completo de imunização contra covid-19 de 38,5%”, confirma o Secretário de Saúde Vagno Sousa.

Em relação às aulas o mesmo deixa claro que a previsão de retomada de forma presencial, está prevista para o início de setembro, inclusive já estão com o PSE (Plano de Saúde nas Escolas) completo e que todas as medidas de segurança foram tomadas, porém, esclarece que ainda há preocupação com essa retomada.

Em relação aos municípios com mais tempo sem coronavírus ativo, a lista segue com outras cidades em destaque. São elas: Pintadas, na Bacia do Jacuípe, Sítio do Quinto, no Nordeste baiano, estão livre há 19 dias do vírus; América Dourada, no Centro Norte; Nova Itarana, no Vale do Jiquiriçá; Aratuípe, no Sul e Lajedão, no Extremo Sul, seguem com 17 dias sem casos. Essas dez cidades representam 2,40% das 417 do estado.

Chapada News

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Jacobina: Carro pega fogo após batida na BR 324

No final da tarde desta quarta-feira, 15 de setembro de 2021, foi registrado um acidente …