Página Inicial / Entretenimento / Chapada: Terá Festival de Cinema Ambiental voltado para questões socioambientais de maneira virtual.

Chapada: Terá Festival de Cinema Ambiental voltado para questões socioambientais de maneira virtual.

A região da Chapada Diamantina terá o primeiro Festival de Cinema Ambiental (FACINE), voltado para questões socioambientais que estão em evidência na atualidade. O evento acontece de 1º a 10 de abril de 2021, virtualmente e de maneira gratuita, com a exibição de 21 películas socioambientais brasileiros e baianos, além da realização de oito ‘lives’. O líder indígena, Ailton Krenak, participa da ‘live’ no dia 7 de abril.
As vinte e uma películas que estarão disponíveis no site a partir de 1º de abril. No caso das ‘lives’, serão cinco com as diretoras e diretores dos filmes, duas com movimentos socioambientais da Chapada Diamantina e uma ‘live’ de abertura do festival, todas transmitidas ao vivo através do canal do YouTube da TV Uneb, sempre às 19h.
Esse evento de cinema vai promover exibições de filmes, que abordam temáticas socioambientais atuais, formando público e fomentando o debate sobre as questões socioambientais locais e nacionais. O FACINE é uma produção da Araçá Cultura e Meio Ambiente e conta com o apoio da Uneb, através da TV Uneb.
Além disso, o festival é resultado de uma articulação entre cinco cineclubes da Chapada. Cada cineclube realizou a curadoria de uma mostra, que leva o nome de sua localidade, como uma forma de identificar de onde vem cada proposta curatorial dentro do ambiente desterritorializado da internet. Assim, o FACINE é composto por cinco Mostras, cada uma com um recorte temático.
Este projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

CHAPADA: Pesquisa revela que brasileiros preferem contato com a natureza. Chapada Diamantina está entre um dos lugares mais buscados.

É de conhecimento geral que o coronavírus afetou drasticamente o setor de turismo. Incerto para …