terça-feira ,17 maio 2022
Página Inicial / Entretenimento / CHAPADA: Vale do Capão ganha Festival Gastronômico que acontecerá em julho

CHAPADA: Vale do Capão ganha Festival Gastronômico que acontecerá em julho

O Vale do Capão, no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina irá realizar o “Vale dos Sabores – Festival Gastronômico do Capão”, entre os dias 26 e 31 de julho, gratuito e aberto ao público, também prevê uma programação com atividades diversas para os donos de restaurantes, produtores locais e o público em geral.

O Vale do Capão tem uma história gastronômica e uma oferta culinária peculiar na Chapada Diamantina. “As pessoas chegam aqui e, além de conhecer a cachoeira da Fumaça, querem experimentar a pizza ou o pastel de palmito de jaca. Isso nos inspirou a criar o Festival. Queremos mostrar o quão diversa, criativa e saborosa é a gastronomia do Capão”, conta Melissa Zonzon, coordenadora geral do festival.

O Vale dos Sabores estava previsto para acontecer no ano de 2020, mas, devido à pandemia da Covid-19, precisou ser adiado. Neste momento, o festival chega como uma oportunidade de retomada do fluxo turístico para o Capão e da recuperação econômica do local. Mesmo com o avanço da vacinação, a organização do evento seguirá com todos os protocolos de segurança.

PROGRAMAÇÃO
Ao longo de uma semana o público vai conhecer e vivenciar diversos aspectos da gastronomia do Capão, através dos pratos criados especialmente para o festival pelos restaurantes participantes; das oficinas de culinária tradicional e vegana abertas ao público e para estudantes; são 38 restaurantes e lanchonetes inscritos para apresentarem seus pratos.

Os pratos criados pelos restaurantes foram desenvolvidos a partir de uma consultoria em Criação Gastronômica com a Chef Rosa Gonçalves, que foi realizada do dia 4 a 7 de abril, em um encontro coletivo na Pousada Villaflor, apoiadora do festival e, individualmente, em cada restaurante.

“Como pesquisadora da cozinha de raiz da Bahia, considero a culinária do Vale do Capão muito rica, carregada de sabores e de histórias. Hoje, existe uma realidade muito própria na gastronomia do Vale do Capão, todos os pratos remetem a uma tradição que mostra os hábitos da sua população”, conta a chef Rosa Gonçalves.

Chapada News

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Oliveira dos Brejinhos: Bebê nasce dentro de ambulância do SAMU na BR-242

Um bebê nasceu dentro de uma das ambulâncias do SAMU, em Ibotirama, no último domingo …

No Banner to display

Vídeo Destaque

Previsão