CN

Pesquisar

CHAPADA: Visitantes são alertados para o maior período de queimadas na região

Nas últimas semanas, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e brigadistas voluntários têm atendido chamadas para combater fogo | FOTO: Reprodução/Jacobina Notícias |
Nas últimas semanas, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e brigadistas voluntários têm atendido chamadas para combater fogo | FOTO: Reprodução/Jacobina Notícias |

A primavera e o verão são estações muito aguardadas, especialmente para quem gosta de sair de casa e curtir a natureza da Chapada Diamantina. No entanto, é exatamente nesse período, de setembro a março, que ocorre grande parte dos incêndios/queimadas que também atingem o município de Jacobina, na Chapada Norte. “O fato é que a temporada de incêndios já começou e, diante desse problema, a importância de conscientizar à população sobre os riscos e prejuízos causados pelas queimadas se torna ainda mais evidente”, explica o secretário de Meio Ambiente do de Jacobina, Ivanilton de Araújo Aquino.

As causas das queimadas são diversas: baixa umidade do ar, descuido de agricultores que ainda usam práticas rudimentares para o “preparo” do solo, crença popular, queima-se a vegetação para vir a chuva, e até atos criminosos. Nas últimas semanas a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, com o apoio de brigadistas voluntários, tem atendido chamadas para combater as chamas: Pingadeira, Serra do Monte Tabor, Bananeira, Leader e Cruzeiro são algumas localidades onde já ocorreram incêndios nesta temporada, mas que foram debelados.

“As queimadas são crimes ambientais passíveis de punição. Destroem nossas plantas, matam animais, destroem nascentes e polui o ar. Pedimos que a população evite as queimadas, preservem o meio ambiente para esta e as próximas gerações”, disse o secretário. Com informações do Jornal da Chapada.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo