CN

Pesquisar

Cidadão deve conferir se já fez a biometria antes de comparecer aos cartórios eleitorais

Aqueles que já realizaram o procedimento não precisam retornar aos cartórios eleitorais; o título dos eleitores já biometrizados possui a inscrição “identificação biométrica”

Foto: Reprodução

Se você não se lembra de já ter realizado o cadastro biométrico, existe um jeito fácil de descobrir e a verificação pode ser feita no próprio título. No documento daqueles que já informaram suas digitais ao cadastro eleitoral, aparece – no canto superior direito – a inscrição “identificação biométrica”. Isso significa que, sim, você já está pronto para votar nas próximas eleições com a assinatura digital.

Pode parecer estranho, mas já houve casos de eleitores já identificados biometricamente retornar ao cartório para fazer novamente a biometria. Quem conta é Melissa Gama, chefe de cartório da 16ª Zona Eleitoral de Salvador. “Alguns eleitores biometrizados voltaram para fazer o recadastramento”, explica ela, “sendo que estes eleitores estão dispensados do comparecimento”, completou.

Então, fique atento: o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) esclarece que, aqueles já cadastrados biometricamente não precisam retornar aos postos da Justiça Eleitoral (JE) para realizar o procedimento.

Agora, se o seu título não possui a inscrição “identificação biométrica”, você deve procurar os postos de atendimento do TRE-BA, em seu respectivo domicílio eleitoral, para fazer a biometria.

Para os municípios em fase obrigatória, o prazo final para realização do cadastramento biométrico é 31 de janeiro de 2018.  Eleitores que não atenderem a convocação da Justiça Eleitoral até a data limite terão seus títulos cancelados. Além de não poder votar nas Eleições 2018, o eleitor ficará impossibilitado – por exemplo – de obter passaporte, tomar posse em concurso público e receber auxílios do governo.(Chapada News com informaçõe da Ascom TRE/Ba)


Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo