CN

Pesquisar

Cubanos saem às ruas em raro dia de protestos

Milhares de cubanos saíram às ruas em raros protestos neste domingo (11) para reclamar da falta de liberdade e do agravamento da situação econômica, segundo manifestantes que falaram à CNN, bem como evidenciado em vídeos que pareciam mostrar protestos pelas cidades do país.
Na cidade de San Antonio de los Baños, nos arredores da província de Havana, centenas de pessoas enfrentaram uma forte presença policial para divulgar suas queixas. Milhares de pessoas se reuniram no centro de Havana e ao longo da estrada à beira-mar em meio a uma forte presença policial. Houve algumas prisões e brigas.

A já difícil economia cubana foi duramente atingida porque o turismo e as importações de mercadorias caíram drasticamente durante a pandemia. No domingo, as autoridades de saúde cubanas relataram um aumento recorde em um único dia de novos casos e mortes de Covid-19.
Um morador que não quis ser identificado disse à CNN que os moradores têm sofrido cortes de energia por uma semana e isso “desencadeou” a crescente indignação.
Vídeos postados nas redes sociais pareciam mostrar outros protestos em um punhado de cidades e vilarejos da ilha. Em alguns dos vídeos, as pessoas gritavam que “não tinham medo” ou que queriam liberdade ou acesso às vacinas contra o coronavírus.

Um repórter da Reuters testemunhou a polícia lançar spray de pimenta em alguns manifestantes e bater em outros com cassetetes, mas não houve tentativa de confronto direto com milhares que gritavam “Liberdade” enquanto se reuniam e marchavam no centro da cidade. Seus gritos de “Diaz-Canel demitem-se” abafaram grupos de apoiadores do governo que gritavam “Fidel”.
O presidente Miguel Diaz-Canel, que também dirige o Partido Comunista, culpou os Estados Unidos pela agitação em um discurso transmitido pela televisão na tarde de domingo.

Diaz-Canel disse que muitos manifestantes eram sinceros, mas manipulados por campanhas de mídia social orquestradas pelos EUA e “mercenários” no terreno, e alertou que outras “provocações” não seriam toleradas.
Jipes das forças especiais, com metralhadoras montadas nas costas, foram vistos na capital, e Diaz-Canel convocou seus apoiadores a enfrentarem as “provocações”.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo