CN

Pesquisar

Curso de primeiros socorros do Corpo de Bombeiros capacita guias em Rio de Contas

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) através do 7º Grupamento de Bombeiros Militar (7°GBM) de Vitória da Conquista, concluiu nesta sexta-feira (7), o curso de primeiros socorros para guias de turismo da cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. O objetivo é capacitar os condutores ecológicos, para eles saibam o que fazer em casos simples como insolações, ou mais complexos como uma parada cardiorrespiratória (PCR), até a chegada de equipe de emergência especializada.

Durante as aulas, que duraram dois dias e unem teoria e prática, os guias ecológicos aprenderam sobre os diversos tipos de traumas, além de situações como queimaduras, desmaios e em como reconhecer uma PCR. Eles foram capacitados ainda, em dar os primeiros atendimentos com o máximo de qualidade possível, especialmente em locais de difícil acesso.

“Já é sabido que um primeiro atendimento adequado com qualidade faz a diferença na recuperação do paciente. A capacitação foi totalmente pensada de acordo com a realidade da região e com as necessidades dos guias, usando como norte o protocolo de Suporte Básico de Vida da American Heart Association”,explicou o tenente BM Álvaro Serrão, idealizador e coordenador do projeto.

De acordo com o tenente, que ministra aulas de suporte básico de vida juntamente com o cabo BM Cristiano Silva, a idealização da atividade aconteceu no ano passado. “Enquanto capacitávamos brigadistas voluntários de combate a incêndios florestais através do programa Bahia Sem Fogo. E só aconteceu graças à visão de difusão de conhecimento e boas práticas da corporação e do apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Estado”, explicou o tenente Serrão.

 

 

 

Fonte: Jornal da Chapada 

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo