CN

Pesquisar

Datafolha: 81% dos brasileiros apoiam exigência de passaporte da vacina em local fechado

Segundo a pesquisa, os mais pobres mostram um índice maior de aprovação da exigência em comparação ao mais ricos

Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha, nesta segunda-feira (17), revelou que 81% dos brasileiros são favoráveis à exigência do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para frequentar locais fechados, como escritórios, bares, restaurantes e shows.

De acordo com a pesquisa, 18% dos entrevistados disseram ser contra a exigência do passaporte da vacina e 1% informou não ter uma opinião formada sobre o tema.

O apoio maior quanto à exigência da comprovação vacinal vem de mulheres. Segundo a pesquisa, 87% apoiam a medida e 12% são contra. Entre os homens, 74% se posicionaram a favor do comprovante vacinal em locais fechados.

De acordo com a pesquisa do Datafolha, ao considerar as classes sociais, os mais pobres mostram um índice maior de aprovação em comparação ao mais ricos.

“Entre os mais pobres, 14% são contrários a essa exigência, e entre os mais ricos o índice sobe para 28%. Na fatia de empresários, 36% são contra a exigência de comprovante de vacinação para entrada em locais fechados”, destaca a pesquisa.

Três em cada dez brasileiros declararam ter tido Covid

A pesquisa revelou que três em cada dez (30%) dos brasileiros declaram ter tido Covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2020. Destes, 25% disseram ter feito teste para confirmar o diagnóstico da doença.

“A projeção de casos a partir desse dado aponta que 42 milhões de brasileiros com 16 anos ou mais tiveram Covid desde que teve início a pandemia. Para confirmar a informação sobre o número de brasileiros que tiveram covid, foi realizada uma contrachecagem entre os entrevistados que declararam terem sido contaminados e feito o teste”, diz o estudo.

Publicidade

Dados sobre a gripe

Além de analisar o cenário relativo à pandemia de Covid-19, o Datafolha também considerou os dados referentes à gripe no Brasil.

Segundo a pesquisa, um quarto (26%) dos brasileiros com 16 anos ou mais declara ter tido gripe nos últimos 30 dias, sendo que 6% fizeram teste para confirmar esse diagnóstico, e os demais 19% não fizeram. A maior parcela (71%) não teve gripe no período e 3% não souberam informar.

A taxa dos que tiveram gripe é mais alta entre os jovens 16 a 24 anos (33%) e entre os moradores da região Centro-Oeste/ Norte (37%).

Dentre os contaminados com gripe nos últimos 30 dias, 43% procuraram atendimento médico, sendo que 34% foram atendidos na rede pública e 8% na rede privada.

Pesquisa

Para a condução da pesquisa, segundo o Instituto Datafolha, foram entrevistados 2023 brasileiros adultos que possuem telefone celular em todas as regiões e estados do país.

A margem de erro é de dois pontos percentuais. A coleta de dados aconteceu entre os dias 12 e 13 de janeiro de 2022.

 

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo